Verão 2014 – Uma banhada publica – Editorial de Setembro

Agosto acabou. E com o fim de Agosto vislumbra-se o fim do verão.
A grande questão de 2014 é: “Mas o verão apareceu?”

Não tenho jeito para conversa fiada, dentro de um elevador, eu sou a pessoa mais ignorante, pior ainda num verão como este.
Quando entro no elevador tenho a impressão que vivo num prédio da ordem dos meteorologistas, toda a gente bem informada, temperatura máxima, mínima, probabilidade de chuva fraca, aguaceiros, ou trovoada. Esta é a altura que normalmente o telemóvel sai do bolso, mas claro, a aplicação do tempo não está actualizada, ligar à net no elevador é tão provável como tirar Portugal da crise. E eu, fico com um sorriso estranho, a acenar leve mas compulsivamente, e a anuir perante os meus vizinhos meteorologistas.

No verão era mais simples: “Está cá um calorzinho hein.”
Mas não neste.
Arriscar um: “Será que este ano não vamos ter verão?”
É cair em toda uma conversa para a qual eu não tenho conhecimentos ou vocabulário.
E há sempre aquele vizinho que tem uma aplicação que prevê o tempo, mas também está ligada a um qualquer astrólogo, Gran Mestre, das páginas dos anúncios dos jornais, que consegue calcular o tempo a 1 ou 2 meses. Esse tipo de vizinho que eu gosto e detesto. “- O verão vai chegar, mas em Setembro.”
Ora bolas, o calor sabe bem, mas não marquei férias em Setembro…

Hoje decidi trazer um pouco de conversa fiada, porque realmente este verão não teve muito que falar a nível do tempo. Houveram desafios para banhos públicos, o que acabava por ter piada, levar com um balde de água em cima, enquanto também estava a chover.

Já no +opinião choveu menos. Choveram menos crónicas do que o costume, mas em Setembro, as publicações regulares vão retomar. Quem não precisa de conversa fiada, ou de tempo quente, para ter assuntos quentes, são os nossos colunistas, que nos apresentaram excelentes crónicas que resultaram em mais de 80.000 leituras.

Seguem as 10 crónicas mais lidas em Agosto, porque é sempre bom, ler ou reler

1- A Morte da Cidade – André Rocha
2 –MEO ou NOS? Dois Amores, Um só Cartão – Parte I-Gil Oliveira
3-A Incapacidade de Sonhar – Viriato Queiroga
4-Ágata e a estratégia de marketing que gozou com os portugueses – Bruno Neves
5-O cúmulo da estupidez humana – Ricardo Espada
6-We do Meet for a reason. – Ana Catarina Cruz
7-Voar é que é. – Ana Catarina Cruz
8-Real Madrid – O puto gordo que rouba lanchinhos – António Barradas
9-J.R.R. Tolkien: O Senhor dos Livros – Joana Felizardo Valente
10-O verdadeiro significado de “Não” – Raquel Santos

Resta-me agradecer aos nossos leitores pelas visitas, espero que continuem a gostar tanto de ler o +opinião, como nos gostamos de o fazer.