Crónicas Mais Lidas

5 Motivos para os homens usarem barba

loading...

Quem usa barba meta o braço no ar! Eish, tantos! Eu sabia que entre os meus leitores teria gente de bem (sim, porque quem usa barba é gente de bem, convenhamos!). E agora ao contrário: quem não usa barba meta o braço no ar! Pronto: está ela por ela (nunca compreendi esta expressão, mas ok). Ah, e finalmente a terceira pergunta: quem não tem barba mas gostava de ter, meta o braço no ar! Pois, tal como eu pensava: a maioria não tem barba, mas….gostava de ter! Esta é a crónica que deve ler e, em seguida, deve mostrar à sua mãe, à sua namorada/esposa/amante (e antes que se gere polémica…não, não concordo com a existência de amantes, mas é um facto que há quem as tenha). Esta é a definitiva recolha de motivos que pode usar quando lhe perguntarem: “Mas porque raio é que tens barba?”. Acabou-se a era em que ficava sem resposta. Agora, vai ter sempre argumentos! Sejam bem-vindos ao “Desnecessariamente Complicado” desta semana!

E antes que perguntem: sim tenho barba e sim sou um amante da mesma! Calma, não é esse tipo de amante. É amante como quem diz…fã, vá. Bolas, que vocês não perdoam uma! Essa postura agressiva só vos faz mal! Nunca ouviram o Carlos Paião dizer que “refilar faz mal à vesicula”? Antes de avançarmos, e se criássemos a ANIBEB? O que é a ANIBEB? Nem acredito que me estão a fazer essa pergunta! Então, é a Associação Nacional de Indivíduos que usam Barba E Bigode! Mas não era óbvio? Hum…se calhar não era. E se avançássemos com isto, han?! Pois, é capaz de dar demasiado trabalho não é? Têm razão, o melhor é ficarmos quietinhos, cada um no seu lar. Bom, agora sim vamos ao que interessa, estes são os motivos para o caro leitor usar barba!

1 – A Barba está na moda

Já reparou na quantidade de homens que “agora” têm barba? Não é por acaso. Desde há uns anos a esta parte que virou moda ter barba. Primeiro foram os “hipsters” que adoptaram a barba como parte do seu estilo de vida. Depois acabou por se generalizar tal foi a popularidade que a barba atingiu. Pouco tempo levou até que as celebridades (portuguesas e estrangeiras) também elas se rendessem à espectacularidade de uma barba bem aparada! Mas atenção: não basta ter barba, tem de cuidar dela! Se quer atrair a atenção feminina, ou agradar a quem já tem a seu lado, então tem mesmo de ter uma barba cuidada, sendo recomendada especial atenção ao tamanho (uma barba excessivamente grande provoca o efeito oposto ao pretendido). Actualmente a barba e o bigode quase que são considerados acessórios de moda, podendo o leitor ir adaptando o seu estilo à ocasião (mais formal nos dias de trabalho, mais irreverente nos fins de semana ou períodos de férias, por exemplo). Se quer marcar a diferença e fazer com que alguém não se esqueça de si esta é a forma ideal de dar nas vistas!

Barba

2 – Homens + barba = Sexy

Confirma-se: não está sozinho quando diz que os homens com barba são mais sexys! E ainda lhe digo mais: existe um estudo que o comprova! Na Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, foram mostradas dez fotografias, de diferentes etapas do crescimento da barba, a centenas de mulheres (heterossexuais) e foi-lhes pedido que pontuassem as mesmas sob os seguintes parâmetros: atracção; masculinidade; saúde e potencial para serem namorados/maridos. E consegue adivinhar quais foram os resultados? Eu digo-lhe: os homens que não faziam a barba há dez, ou mais, dias foram os mais populares entre as mulheres! Por seu lado, os homens com pouca (ou nenhuma) barba foram considerados menos atraentes. Portanto a chave para uma mulher gostar de si pode, muito bem, passar por uma barba bem cuidada a povoar o seu rosto! Contudo, é necessário frisar que há barbas e barbas, ou seja, nem todos os homens ficam verdadeiramente bem de barba. Alguns têm a sorte de ter a chamada “barba completa” (grupo no qual eu incluo, eu sei, sou um sortudo) enquanto que outros apenas têm direito a bigode, ou apenas a barba no queixo, ou apenas a patilhas (vocês perceberam a ideia). No fundo depende dos casos. Por isso antes de deixar de lado as lâminas por dez dias tenha a certeza que a sua barba é bem semeada. Caso contrário todo o “trabalho” (ou ausência dele, depende do ponto de vista) pode ter sido em vão.

3 – A barba é meio protector solar

Quando vai à praia nas horas em que o sol é particularmente perigoso quem é o seu melhor amigo? Não, não é o Antunes! É o protector solar! Ponha-se na conversa com o Antunes e vai ver se não apanha um escaldão! E o que é que a barba faz por si? Faz o mesmo que o protector solar. Quer dizer apenas parcialmente, claro está. Segundo um estudo da Universidade de Southern, Queensland (na Austrália…sim, novamente, os australianos andam mesmo interessados nisto da barba não é?) as partes do rosto cobertas por barba, e bigode, têm menos 33% de probabilidade de não estarem expostas aos raios Ultra Violeta (UV). O estudo em causa foi realizado no deserto australiano (e o sol do deserto australiano não é para brincadeiras! Vão lá brincar com ele e depois não se venham queixar que eu não vos avisei!) com manequins com, e sem, barba. Como deve imaginar quanto maior for a barba, maior é a percentagem de protecção a que tem direito. Tudo isto só tem uma desvantagem: no caso de querer bronzear-se à séria e depois se cansar da barba vai, quase de certeza, ter um rosto a dois tons. O que é engraçado para todos… menos para si!

4 – Mais barba = Mais tempo livre

Homens vamos lá ser sinceros: fazer a barba é uma chatice. Obriga-nos a acordar mais cedo, exige que estejamos com total atenção quando ainda nem sequer acordámos verdadeiramente e ao mínimo descuido ficamos com um autêntico rio (de sangue) a escorrer pela cara abaixo tal qual um filme de terror. Sim e isto já para não falar no dinheiro gasto em lâminas, por exemplo! Mas por mais que gostemos de nos ver com a barba grande algum dia temos que a aparar, não é verdade? Nessas alturas sabem qual é a solução? Esperar pela altura em que temos de ir cortar o cabelo e pedir ao barbeiro para aproveitar o balanço e aparar também a barba! “Ah, mas no estabelecimento onde eu vou ele não apara a barba….”. Pois, então está bem tramado caro leitor: lamento mas terá de passar a levantar-se mais cedo (nem que seja de duas em duas semanas). Mas se esta estratégia resultar diminui para cerca de metade o número de vezes em que tem de fazer a barba em casa. Eu, por exemplo, apenas a faço de mês a mês. Quer dizer, eu não a faço, eu aparo-a. As lâminas são coisa do passado para mim: desde que tenho uma máquina de aparar a barba que não quero outra coisa!

5 – Fazer a barba é sinónimo de diversão!

Eu sei, parece uma contradição. Mas acredite que não é! Porquê? Porque na pior das hipóteses o caro leitor segue o meu exemplo e faz/apara a barba uma vez por mês. Use lâminas ou máquinas de barbear a diversão está garantida. Sim, leu bem: a diversão! Que cuidar da barba é algo chato e entediante já todos nós sabemos. Mas o leitor é igual a todos os outros que o rodeiam? Pois, bem me parecia que não! Então da próxima vez que estiver em frente ao espelho a tentar ganhar coragem para pegar na lâmina respire fundo e prepare-se para rir a bom rir. Porque não brincar durante o processo? Experimente a fazer desaparecer do mapa a barba de todo o lado esquerdo mas deixar o lado direito intacto. O que é que acontece? Ri-se. É certinho que se vai rir (ou mesmo gargalhar, depende dos casos). E se deixar apenas o bigode? Aí é garantido que fica igual a um actor pornográfico dos anos 70! “Ah, mas como é que tu sabes isso?”. Xiu, ninguém vos perguntou nada! Olha, agora a minha vida, que só tenho leitores impertinentes, han?!. Para finalizar, o maior clássico de todos: o bigode à Hitler! Sim, ele foi um ditador. Sim, devido a ele morreram milhões de pessoas e outras tantas ficaram para sempre marcadas (no corpo e na mente). Mas convenhamos: aquele bigodinho era ridículo! E só para o caso de se estar a perguntar: sim, eu já andei pela casa com bigode à Hitler e não me envergonho disso!

Barba

Mas qualquer que seja o seu argumento apenas há uma questão que interessa: a sua namorada/esposa gosta de o ver com barba? Se a resposta for afirmativa está safo e tem carta-branca não só para a ter como para não a fazer durante o máximo de tempo possível. Contudo se a resposta for negativa…vai mesmo precisar dos argumentos enunciados acima para a convencer…boa sorte, caro leitor, boa sorte!

Eu tenho a sorte de ter ao meu lado uma mulher que aprecia ver-me de barba. Aliás, ela pede-me encarecidamente que a mantenha grande para certos momentos especiais (como o Natal, o Ano Novo ou o Dia dos Namorados, por exemplo)! E eu…lá faço o “esforço” de a manter grandinha. E que esforço que eu faço…nem imagina caro leitor, nem imagina!

Ah, e aquela questão de “a barba grande dá comichão” é tudo uma valente…treta! Regra geral não há comichão (pelo menos eu falo por mim) em situação alguma…menos no verão. Sim, porque se estiverem 40º graus à sombra não queira milagres!

Boa semana e boas leituras seus “Barba Ruiva” de água doce!

1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top