Ideias para contas à vida! – Mi Céu

Esta foi uma semana mais ao menos agitada…aconteceu de tudo um pouco, na minha vidita! Num dos dias, em que parecia uma autêntica barata tonta, se não estou em erro, foi 5ªfeira /27 de Dezembro! Estava eu a conduzir, de oficina em oficina, para encontrar uma peça, quase de museu para o meu bólide, tendo sempre como companhia indispensável, a rádio…na parte das notícias, ouvi uma que despertou a minha atenção, por uma série de factores… digamos que, acordei ao ouvir, o título Projecto sobre “Literacia Financeira” hoje vive-se “uma preocupação generalizada com o nível de literacia financeira dos cidadãos, na medida em que, a falta de literacia financeira pode ter consequências graves na economia familiar e um forte impacto para a estabilidade dos mercados financeiros., o objectivo principal “envolve não só os conhecimentos, a compreensão e as competências para lidar com questões financeiras, mas também a motivação para procurar informação e conselhos para melhorar as suas actividades financeiras e ganhar confiança na tomada de decisões.”

Ainda no decorrer desta iniciativa, informaram que, “estão abertas até ao próximo dia 18 de janeiro 2013, as candidaturas à quinta edição do concurso Gestão de Ideias para Economizar, uma iniciativa organizada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) destinada aos estudantes do 11º ou o 12º ano com interesse nas áreas de Economia e Gestão.”

Após ouvir tudo isto, assaltou-me o pensamento a seguinte questão: Mas como é possível, que ninguém se tenha lembrado antes, de desenvolver um projecto / estratégia como esta, com tanta pertinência?…pertinência essa, não só de agora, pois afinal fala-se de crise há quantos anos?? Muitos!! Diria até, o número mais do que suficiente, para que se fizesse “luz” e alguém lançasse este desafio…podendo desta forma ajudar muitos, que andam perdidos e à deriva com as finanças, há tempo demais…

São assuntos como este, que dão que entender e que pensar, porque demoramos tanto tempo para agir?…é preciso cair “o Carmo e a Trindade”, ou seja, o país estar praticamente na bancarrota, para aplicarem um projecto destes?…seria expectável, que o fizessem antes, para evitar que o país chegasse ao ponto que chegou, não?

Meus amigos, é nestes momentos que me apetecia puxar as orelhas a alguém, ou os cabelos, sei lá! Acho inadmissível, nós portugueses, demorarmos tanto tempo para pensar…ou melhor, pensarmos demais, tanto que nos impossibilita de actuar, concretizar…

Vá lá, deixemos de pensar tanto, e passemos no ano que vem, a sermos proactivos e a focarmo-nos mais na concretização dos objectivos! Contra mim falo, pois não podendo libertar-me da nacionalidade portuguesa, que me pertence, até à última gota! Não poderia escapar, a este terrível destino, de pensar devagar…entre outras coisas!



Ah! É verdade, afinal, não são só os alentejanos que demoram muito para fazer as coisas e para reflectir…secalhar, com a crise, o povo Alentejo estendeu-se ao resto do território nacional…pois é, ninguém se pode rir de ninguém! Somos tugas e somos, acabámos por beber todos a mesma mentalidade e características, tão peculiares, que nos atam!
Fica o desafio, sejamos mais portugueses e pouco alentejanos, para nosso bem!
Como diz o ditado, com barbas branquinhas, “Muda que Deus ajuda”! Não tenhamos receio de mudar, comecemos, por nós tugas!

Ah! E façamos mais contas à vida!

MiCéuLogo

Crónica de Mi Céu
Queridas Crónicas