Agora….Escolha!

A Década de 80 teve programas muito bons, alguns fantásticos. O Agora Escolha terá sido dos mais fantásticos que podemos assistir. Marcou várias gerações, pela inovação, interactividade e pelas séries de qualidade transmitidas nos diversos blocos em votação.Vera Roquette foi a apresentadora escolhida para este programa!

Não me lembro da primeira vez que o vi, após uma breve pesquisa fiquei a saber que o primeiro programa foi para o ar a 13 de Outubro de 1986 na RTP 2 e esteve no ar por quase 10 anos, o último foi a 10 de Setembro de 1993. Foi o primeiro programa verdadeiramente interactivo da Televisão Portuguesa, longe desse lixo de Big Brother e Casa dos Segredos.

Com linhas telefónicas à espera das nossas chamadas, sim porque éramos nós que decidíamos que série iria ser transmitida no final do programa.

Logo no início do Agora Escolha, Vera Roquette apresentava-nos os programas que compunham os dois blocos o Bloco A e Bloco B . Podendo ir desde séries internacionais como o Alf ou o Barco do Amor, Soldados da Fortuna, MacGyver, até séries Nacionais.

Era-nos dado o número de telefone que para o qual tínhamos que ligar para escolher o nosso preferido, e depois víamos então um programa enquanto podíamos acompanhar o desenrolar dessa votação com os números sempre a mudar no cimo do ecrã.

Lembro-me de quase rezar para que a série que eu queria ver ganhasse. O programa que dava durante a votação geralmente era de desenhos animados, afinal o programa era transmitido de tarde e nós (crianças) éramos o público alvo. Alguns desses desenhos animados tornaram-se míticos, desde Tom Sawyer ao Bocas passando pela Ana dos Cabelos Ruivos ou os Três Mosqueteiros. Eram também transmitidas algumas séries, como Quem sai aos seus, ou o Verão Azul, que também tiveram grande sucesso neste papel de serem o programa intermédio enquanto esperávamos para ver aquele em que tínhamos votado ou que queríamos que ganhasse. A verdade é que por vezes, ficávamos apenas por este programa do meio, já que não tínhamos interesse nenhum em ver aquele que tinha vencido a votação.

 Vera Roquette, mostrava-nos os desenhos que enviavam para lá ou então até falava de uma forma informal de coisas da vida dela ou para nos deixar mais à vontade sobre os bastidores do programa. Por várias vezes mostrou-nos as pessoas que estavam agarradas ao telefone à espera do nosso telefonema, tudo para vermos como é que aquilo funcionava.

Será difícil para alguém que cresceu na década de 80 e 90 dizer que nunca viu o Agora Escolha, companhia nas férias de Verão.

Tenho saudades do Agora Escolha, tenho saudades da Vera Roquette!

Não se esqueçam de recordar e de sonhar porque a vida é feita de sonhos!