Ano Novo, Vida Nova…ou talvez não! – Sandra Castro

Ano Novo, Vida Nova…paz, amor, saúde e prosperidade, dizemos sempre a mesma treta, e traçamos sempre um numero enfadonho de objectivos para o ano que se segue, que normalmente não são cumpridos.

Eu, na minha função de cronista exímia, achei que era meu dever ajudar os leitores, e a mim própria claro, a traçar um rumo positivo para 2014 com os objectivos que proponho a seguir:

  1. Não gaste o seu dinheiro, tempo e energia em consultas de astrologia, búzios, tarot, vidência, bruxaria ou seja lá o que for, para adivinharem o que vai acontecer consigo em 2014. O mais provável é que fique sem saber o numero do euromilhões, e fique a saber que a sua esposa tem um amante, que a sua cunhada esta apaixonada por si, que o seu irmão o roubou, que a sua sogra lhe fez um bruxedo e que vai ficar desempregado nos próximos 12 meses…pois, não vale mesmo a pena!
  2. Não trabalhe! Acordar cedo faz mal à saúde, sair da cama em dias de chuva e frio como este é só para os loucos, que têm de labutar para conseguirem comer. Se não gosta de fazer pela vida e não tem vergonha na fronha, fique na cama e acorde só ao meio dia, que o cheque da segurança social vem a caminho.
  3. Esqueça as dietas, é sempre a mesma treta todos os anos, este ano é que vai ser, vou emagrecer, vou começar a minha dieta no dia 1 de Janeiro, bla, bla, bla…a verdade é que quem gosta de comer e engorda, está lixado para o resto de vida! Ponto.
  4. Se acha que educar os seus filhos dá muito trabalho e muita despesa, não cuide deles! Seja um pai e mãe negligente, que as entidades de protecção a crianças colocam os seus filhos em instituições, e você segue a sua vida de merda sem qualquer encargo penoso.
  5. Gosta de cafés, cabeleireiros, telemóveis de ultima geração, não abdica do vicio do cigarrinho, mas não consegue ter um trabalho? É uma pessoa muito doente quando tem de vergar a mola? Não se preocupe! O Rendimento mínimo ajuda-o! O Governo desconta quantias insuportáveis aos trabalhadores honestos para que você possa ter essa qualidade de vida!
  6. Se é velho reformado e descontou a vida toda para ter direito a uma reforma de 230 euros, saiba que os seus filhos não o podem ajudar porque com 40 anos não têm trabalho, os seus netos também não porque emigraram, o Estado muito menos porque gasta o dinheiro dos contribuintes em grandes reformas e grandes fortunas, por isso compre o seu caixão que está na hora!
  7. Se tiver os seus filhos a estudar no secundário, prestes a ingressarem na universidade, desejo-lhe boa sorte porque vai precisar!
  8. Como a luz vai aumentar, vamos recuar até à pré-historia e usarmos os métodos que o homem primitivo usava.
  9. Se tem um negocio próprio, saiba que o IVA vai aumentar e asfixia-lo ainda mais. Tenha calma, o seu negocio será apenas um entre as dezenas que fecharão as portas em 2014, atirando para o desemprego mais umas centenas de portugueses.
  10. Se é funcionário público, espero que a tolerância de ponto do dia 24 de Dezembro e da tarde de 31 de Dezembro tenha servido para o seu descanso, no que se refere às greves, este ano  será a continuação do anterior, com livre arbítrio para os funcionários do Estado continuarem a fazer as greves que lhes der na real gana.
  11. Com a visita da troika ainda este ano, só nos resta uma solução: Se não os consegues vencer, junta-te a eles! ( Que remédio).
  12. Não dê importância a nenhum dos itens anteriores. Um Excelente 2014 com todos os vossos objectivos e sonhos realizados!

 

Crónica de Sandra Castro
Ashram Portuense