Aprendamos com o Futebol – Pedro Alves

Acompanhei com algum interesse o mercado de transferências desta época. Além de um ou outro clube com imenso capital, leia-se PSG, Manchester City… , seria de esperar que esta época não existissem grandes negócios, e os jogadores que acabariam por saír, seriam a preço de saldo.
Percebi que esta minha ideia a nível europeu não se verificava, pois os clubes que têm dinheiro, começaram a comprar jogadores por verbas altissímas, mas mesmo os que não têm donos árabes ou russos decidiram apostar forte, veja-se o Manchester United ou o Bayern Munique por exemplo, que gastaram imenso dinheiro para reforçar a equipa.
Contudo, no nosso país, parecia que nada disto se passava. Apesar de algumas compras, não existiram as loucuras de outros tempos, e em termos de vendas aconteceu o que pensava, jogadores a sairem a preço de saldo devido a necessidades financeiras dos clubes, veja-se os exemplos de Álvaro Pereira, João Pereira e Javi Garcia.
Contudo, nesta segunda-feira de uma assentada Hulk e Witsel foram vendidos para o Zenit por 60 e 40 milhões respectivamente, engordando as contas do Benfica e Porto.
O titulo desta crónica é o de Aprendamos com o Futebol, pois a exportação é solução, e neste caso foi o que aconteceu por valores por valores vergonhosos se tivermos em conta a miséria geral em que se vive. Mas, temos de continuar a fazer alguma coisa.
Apesar do caminho que a Troika nos dá ser dificil, temos de tentar cumprir oq eu conseguimos da melhor forma possível, pois neste momento, apesar de não me parecer que possamos saír da crise com este “medicamento”, se nada fizermos corremos o risco de mais tarde ou mais cedo nos sugerirem como estão a sugerir na Grécia que a semana de trabalho passe para seis dias.
Aprendamos com o Futebol, a valorizar o que temos, para podermos vender a um bom preço no estrangeiro, pois apesar das dificuldades que enfrentamos só com exportação é que puderemos saír deste buraco que uns irresponsáveis nos colocaram.



Crónica de Pedro Alves
O tradutor do Estado