Últimas Crónicas

Aprender IoT ou Internet das Coisas

loading...

Vamos lá falar de IoT. Internet of Things, ou no nosso português Internet das Coisas.

Por esta altura se ainda não sabes o que é IoT, já partes com uma grande desvantagem em relação à humanidade, no entanto há uma boa notícia, ainda estás a tempo para aprender, não só o que é, como também aprender IoT de forma a que te permita seres um destacado líder nesta área.

Como o próprio nome indica, Internet das Coisas, significa ter coisas ligados à Internet e com isso trazer milhares de novas possibilidades a cada Coisa. Pensa no teu smartphone! O que fazes com ele? Então e se não tiveres internet? Piorou não foi?! Claro!! Os nossos smartphones são smart essencialmente porque têm ligação à internet. Podes não ter nenhuma música no teu dispositivo, mas ligado à internet podes ouvir qualquer música que queiras. Podes também ver filmes, aceder a redes sociais, pesquisar por um restaurante, programar a rota para chegares a determinado local, entre muitas outras coisas. Transpondo esse conceito para as Coisas, sejam elas quais forem, podemos também dar-lhes superpoderes com ligação à internet. Um frigorífico pode ser inteligente ao ponto de “ver” os produtos que estão em falta e conectar-se a uma loja online para fazer o pedido, mesmo antes de tu reparares que estás sem ovos ou manteiga. Isto é o máximo, não é? Agora imagina que tudo está ligado, tudo mesmo. O teu carro por exemplo… Então tu terias um acidente e o carro enviava um sinal de emergência para seres socorrido, mesmo que tivesses ficado inconsciente e não estivesse ninguém por perto.

A comunidade científica é unânime a afirmar que a IoT é o futuro, ou melhor o presente, mas com um crescimento exponencial a curto prazo. Há de momento cerca de 30 mil milhões de coisas ligadas à internet, mas em 2020 prevê-se que esse número já seja de 50 mil milhões! Quase o dobro em apenas 2 anos. 20 mil milhões de coisas novas ligadas à Internet em apenas 2 anos!!

E como é que funciona a Internet das Coisas?

As coisas ligadas à internet essencialmente recolhem informação do exterior, através de sensores de todo o tipo como, humidade, luz, som, etc. e atuam em função dos dados recolhidos. Por exemplo podemos ter um sensor de movimento que ao detectar movimentos em tua casa quando não estás lá, te informa através do smartphone. Pode inclusive estabelecer uma ligação vídeo para que possas ver o que se passa em tua casa.

Claro que há quem defenda que nem tudo são rosas na Internet das Coisas e um dos debates mais complexos sobre IoT é a questão da privacidade, uma vez que quanto mais ligados estamos, mais vulneráveis podemos estar devido à quantidade de informação nossa partilhada na internet.

Se gostas do assunto e queres Aprender IoT, mas não sabes por onde começar, ou pensas que tens que ser um engenheiro graduado da NASA, desengana-te. Podes começar por Aprender Arduino, que é uma placa com um microcontrolador que te permite colocar sensores, (para receber informação), e atuadores, (para atuar em algo).

O meu conselho é começares com o Arduino Uno, o mais conhecido de todos os Arduinos e ideal para o primeiro Projeto de IoT. Também podes trabalhar com Raspberry Pi ou até outros microcontroladores, mas com o Tutorial de Arduino em Português podes facilmente ir fazendo projetos que te vão fazer sentir um verdadeiro engenheiro e sem teres que saber assim tanto.

Por isso já sabes… Não deixes passar mais tempo e junta-te ao movimento do IoT. Quem sabe se além de um hobbie, não vais arranjar uma profissão com grande procura no mercado e bem remunerada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loading...
To Top