Camilo Lourenço e o Salário Mínimo (esta é para rir) :

Ora bem, estava a ouvir o Camilo Lourenço sobre o salário mínimo e ouvi isto ‘como é que uma família consegue viver com 505€ por mês? Não consegue (…)’. Após esta declaração pensei, será que fui injusto todo estes anos ao achar que este senhor era um ignóbil? Fiquei na dúvida. No segundo a seguir o Camilo tirou me as dúvidas.

‘O que é um salário? é o valor do teu trabalho’ Economia para dummies, pensei eu, já a dar o beneficio da duvida. Mas não o Camilo queria mesmo incendiar os meus ouvidos.

‘Repara, tu ganhas o salário mínimo? Não, porque tu és boa naquilo que fazes’. (dirigindo-se à Cristina Ferreira). Bem. Bom. Como é que eu ei de… Mas que raio!? Este senhor perdeu por completo a noção da realidade? Num país onde se corre atrás dos árbitros em centros comerciais por se enganarem a marcar um penalty, imagino o que aconteceria a senhores como estes se fossem ouvidos num ‘estádio cheio’.

A apresentadora não se conteve e disse lhe, ‘mas há pessoas a ganhar o ordenado mínimo que são boas naquilo que fazem…’ ao que Camilo responde ‘Não. Não senhora não há.’ Como é que alguém contrata um sujeito que diz uma coisa destas para um programa no canal com maior audiência no horário da manha? Como? O objectivo é qual? Incutir sentimentos de culpa nas pessoas que ganham honestamente e dignamente o ordenado mínimo? Que se matam a trabalhar?

Vergonha. Foi o que senti ao ouvir isto e não mudar imediatamente de canal, dois minutos daquilo custaram mais que duas horas de casa dos segredos ou que ter descoberto uns minutos antes que Malcom Young estava fora dos ACDC. Camilo Lourenço com aquela afirmação fez me sentir enjoado para o resto do dia.

Como se não bastasse tudo isto ainda disse que a culpa era das pessoas não estudarem. Não que a educação não seja fundamental. Mas num país onde milhares de licenciados e estudantes com mestrados e doutoramentos entram no mercado de trabalho por ano, e ou não se conseguem empregar ou ficam anos a ganhar o ordenado mínimo é no ‘mínimo’ engraçado.

Ahh a parte chocante de tudo isto, sim não era só isto, para Camilo Lourenço tudo isto era ser racional no que à realidade do salário mínimo diz respeito. Ora bem… (sê irracional por favor) acho que vou começar a preferir ouvir o Camilo Lourenço a ladrar ou a grunhir do que a ser racional.

Eu até acho que devíamos dar o ordenado mínimo ao Camilo Lourenço até ele ganir ou mugir.