Crianças de armas

 Mais uma notícia sobre uma mãe que foi morta acidentalmente pelo filho após a arma ter disparado sem intenção. A arma estava guardada no carro e, enquanto conduzia, a mãe foi atingida nas costas.

Porque é que alguém deixa uma arma, ainda por cima carregada, perto ou num local acessível a uma criança? Já todos sabem que as crianças são curiosas e se apanham algo novo querem é mexer, descobrir como funciona, carregar nos botões, etc.

Armas são perigosas, todos o sabem. Uma arma na mão, seja de quem for, pode desencadear muita coisa, contudo nada de bom.

As estatísticas nos EUA sobre estes casos são assustadoras! Em 2015 foram pelo menos 278 os casos onde alguém com menos de 17 anos matou ou feriu outra pessoa com uma arma de forma não intencional. No presente ano, já são 77 casos onde o mesmo aconteceu. E como nos EUA as leis vão variando consoante os Estados, existem os que criminalizam os proprietários que permitem o acesso de crianças às armas, outros onde apenas sao responsabilizados se permitirem o acesso de forma negligente ou de forma intencional. No entanto guardar a arma de forma negligente, por si só, não é penalizado. Nem sei como é a lei em Portugal para estes casos, nem se ouve falar muito em acidentes destes género. Não existe um política tão “banal” quanto à posse de arma. E ainda bem!

Quem tem armas deve ter consciência do que tem em mãos e do porquê de a(s) ter e se as usa apenas de vez em quando para quê deixá-las carregadas? Perigo iminente, não saber quando a poderá usar, poderão dizer, mas valerá a pena a grande probabilidade de algo correr mal? Especialmente existindo crianças perto? Não sei não…