Doutorado Amilcairo ou Doutorice ?

Caros leitores, vamos descobrir se este senhor é na realidade um doutorado ou não passa de uma doutorice. Então fica no ar a pergunta: “Doutorado Amilcairo ou Doutorice?”

– Bom dia! Está por aí o Doutor? E o Engenheiro? (Amilcairo Suspiro)

– Bom dia! Sim está. Quem devo anunciar?

– Diga-lhe que é o Sr. Doutor Engenheiro Amilcairo Arlando Jaquim Jorse Ármando Suspiro!

– Peço-lhe que aguarde um momento enquanto transfiro a sua chamada.

Passados alguns minutos…

– Sr. Doutor Engenheiro Amilcairo Suspiro, agradeço o tempo que aguardou, mas o Sr. Doutor Engenheiro Carvalho e Ramalho manda dizer que não está, quer deixar recado?

– Obrigada, mas volto a ligar mais tarde.

Pipe pipe pipe pipe pipe pipe pipe…. (som do telefone a desligar)

E todos os dias a rececionista, profissionalmente, atende o Sr. Doutor Engenheiro Amilcaro Arlando Jaquim Jorse Ármando Suspiro que teima em ligar para falar com o Sr. Doutor Engenheiro Carvalho e Ramalho, que manda dizer que não está.

Um dia o telefone toca…

Trim, Trim, Trim, Trim…

A rececionista olha para a sua central telefónica, vê que se trata do mesmo Senhor e pensa: “Hoje vou fazer-lhe umas questões

 e tentar perceber se ele é na realidade Doutorado.”

– Bom dia, o Sr. Doutor Engenheiro Carvalho e Ramalho está? (Amilcairo Suspiro)

A rececionista, diz : – Bom dia, Sr. Doutor Engenheiro Amilcairo Arlando Jaquim Jorse Ármando Suspiro. O Sr. Doutor Engenheiro Carvalho e Ramalho, manda dizer que não está. Mas posso conversar um bocadinho consigo?

– É claro que pode. Diga lá, precisa de algum serviço da minha especialidade? (Amilcairo Suspiro)

– A bem dizer nem sei qual a sua especialidade, mas não era isso que pretendia falar consigo. Se me permite, em que instituto do ensino superior o senhor  concluiu o seu doutoramento? (Rececionista)

– Pois bem, Srª rececionista, deixe cá ver se eu lhe consigo explicar. Ora está a ver aquele estabelecimento de ensino ali quando se vira à esquerda e depois anda 100mt para cima? É mesmo ali! (Amilcairo Suspiro)

– A sério, sabe também passei por lá. Mas olhe que na minha altura, que deve ser mais ou menos a mesma que a sua, o grau académico máximo conferido por lá era de Licenciatura e eu concluí a minha. (Rececionista)

– Pois bem, tem toda a razão… Eu também concluí a minha licenciatura, aquilo não foi fácil e depois, sabe como é saídas à noite, semanas académicas, copito aqui, copito ali e a coisa foi-se alargando, mas consegui arranjar lá uns amigos e depois foi tudo muito mais fácil. Não caí foi na mesma que o outro caiu, de fazer a licenciatura ao sábado. Mas já cá está!   (Amilcairo Suspiro)

– Então o senhor gosta de coleccionar títulos? Cada um colecciona aquilo que quer Amilcairo, permita-me que o trate assim pois afinal somos quase da mesma geração e até andamos na mesma faculdade. Gostava que ficasse a entender algumas coisas que fazem parte do senso comum. Então passo a explicar, o grau de doutorado adquire-se depois dos graus de licenciado e de mestre, depois de alguns anos a estudar, a pagar propinas e claro com o mérito do Doutor que a conclui, a esse sim, podemos chamar de Doutor. 

Os títulos que se colocam antes do nome, de pouco servem se não souber colocar em prática tudo aquilo que aprende,  até porque quando somos batizados os nossos pais não nos registam com os mesmos.

Por outro lado, os seres humanos não são os títulos que possuem mas sim  aquilo que fazem, com a intensidade, o amor e a sabedoria com que fazem! (Rececionista)

Tenha um bom dia e amanhã tente ligar de novo para falar com o Sr. Doutor Engenheiro Carvalho e Ramalho, estarei ao seu dispor para qualquer esclarecimento, com licença.

pipe pipe pipe pipe pipe pipe pipe pipe 

Caro leitor, a vida é um caminho que mesmo subindo, faz-se descendo.