Mundo ao Contrário – O estranho efeito Halloween

Depois de na semana passada ter visto a minha primeira crónica publicada, tomei um grande banho de realidade. Afinal isto não é a brincar, e o que escrevo está mesmo ali disponível para um monte de gente. Por esta razão, achei que tinha que me esforçar para exceder as expectativas de quem lê.


Na passada 2ª feira foi noite de Halloween, nos Estados Unidos. Em Portugal foi só a véspera do feriado de ir ao cemitério, mas tuga que é tuga arranja sempre uma grande desculpa para fazer uma festa. E como em Portugal já havia poucas festas… começamos a importar as festas dos outros. Não tarda, estamos a comemorar também o dia de “Acção de graças”. Para quem não sabe, o Dia de Acção de Graças é um feriado celebrado nos EUA e Canadá, não digam ao Passos Coelho nem à Troika, mas é mesmo feriado, e é um dia de gratidão, normalmente a Deus (obrigado Google). Então, um dia que se agradece a algo… é um dia que assentava a Portugal como assenta o FMI. A família reúne-se para comer peru, em Portugal altera-se já isso para um prato qualquer de bacalhau, a família agradece pelas coisas boas que tem. Em Portugal são inúmeras coisas boas que as famílias têm para agradecer: O rendimento mínimo; O rendimento social de inserção; A rendição de Portugal à Troika e assim manutenção do rendimentos anteriormente citados…

Comecei esta crónica por dizer que pretendia exceder as expectativas, e nesta altura muitos já se devem sentir defraudados. E recorrendo à minha amiga Maria Café (in Pensamentos Dispersos), devem achar que estive a “engonhar”. No entanto esta é a segunda crónica que escrevo esta semana. Na 2ª feira depois de chegar de uma festa, escrevi uma crónica de 6 páginas simplesmente fantástica, bem satirista carregada de humor. No entanto quando a reli na 3ª feira de manha, por alguma razão, não tinha um terço da piada da noite anterior.
Tendo como objectivo exceder as vossas expectativas, e para se poder entender a minha capacidade de argumentação humorística, haverá alguma forma de vos pedir para que comecem a ler a minha crónica ligeiramente alcoolizados?

Pode-se dizer que este fenómeno, não foi mais do que um efeito Halloween, que é um dia que por natureza envolve muita mística e algum sobrenatural. Mas onde se verificou este fenómeno com maior intensidade, foi na Grécia. Onde o primeiro-ministro local, George Papandreou, informou que ia perguntar aos Gregos o que achavam do novo pacote de ajuda à Grécia. Isto causou um pequeno pânico, e não é para menos, se os Gregos soubessem decidir alguma coisa não estavam na situação que estão (sim é verdade os Portugueses também não têm grande voto nesta matéria). Este pequeno caos fez as bolsas um pouco por toda a Europa caírem. É por isso que hoje tomei uma decisão. A partir de hoje até ao natal vou juntar 1€ por dia, se a geometria não me falha no natal terei qualquer coisa como 51€, que pela minha estimativa, na altura, deve chegar para comprar o BCP.