Neymar tem algo que falta a Messi e Ronaldo

O que faz um grande jogador não é a sua tremenda técnica, embora também faça falta. O que faz um grande jogador não é o virtuosismo atlético, embora também faça falta. O que faz um grande jogador é o local, o local onde ele demonstra a sua qualidade técnica, tática ou física. Porque por muito talento que more nas pernas dum jogador, se ele só o conseguir demonstrar nos treinos, nunca será um grande jogador.

Messi e Ronaldo são grandes porque o demonstram em praticamente todas as jornadas, todos os jogos, todas as competições toda a sua valia. Um com mais talento técnico, outro com mais talento feito de apreensão de novas capacidades.

Até agora nenhum outro jogador se conseguiu equivaler na constância de exibições a estes dois astros intemporais do futebol mundial. Nem Neymar, o homem que dá nome a este artigo. E no entanto, reafirmo, Neymar tem algo que o seu companheiro do Barça, o seu rival do Real, nunca tiveram.

E voltamos ao local, mas falemos também da hora, a hora H, a hora em que alguns sucumbem, e outros se agigantam.

Todos nós estamos recordados de eclipses de Messi nessas mesmas horas, quando o Barça já não faz tic-tac, ou melhor, tiki-taka, ele afunda-se com a equipa. Ronaldo nem tanto, mas também não são raras as vezes em que o vemos a sucumbir aos desaires colectivos da sua equipa.

Pois bem, essa é a grande qualidade de Neymar, porque para além de ser tecnicamente um monstro, Neymar brilha nessa mesma hora H. Quando a bola mais queima nos pés ou cabeça de outros, mais estes o procuram a ele, e não a Messi.

Esta jornada europeia que protagonizou a maior recuperação da história da Liga dos Campeões, todos os jogadores perceberam que havia ali um homem que não tinha medo de ter a bola, um homem que ainda acreditava quando eram precisos 3 golos em 6 minutos para evitar a eliminação, um homem que assumiu a marcação de livres, de penáltis, de tudo o quanto era lance de decisão, quando Messi se escondia.

E é isto que Neymar tem e que Messi e Ronaldo não têm, claro que eles ainda poderão estar um patamar acima na regularidade, mas no momento H, no momento dos grandes, qualquer treinador preferiria ter Neymar Jr. a qualquer outro jogador neste Planeta,  e isso também tem que contar para alguma coisa. Maradona também era assim, e por isso está no patamar mais alto do futebol mundial apesar de lhe faltar regularidade para mostrar na sua carreira.

Por isso, Neymar merecia já uma bola de ouro, porque o futebol é muito mais que estatística.