Pelos Poderes do Chinelo!!!

“Às 20.00 quero-te em casa e não faças asneiras…..”

Era assim, seco, simples, que a D.ª Tina me dizia antes de eu ir brincar para a rua, não existiam sms, toques, ou chamadas a fazer!  se às 20.00 nos perdêssemos no tempo de um relógio que teimava em não parar, ouvia-se um berro vindo do fundo da rua,

“ Sérgio anda comer!!!” .

No nosso tempo era fácil fazer asneiras, não que nós andássemos a roubar (a não ser fruta das árvores) ou a bater em alguém! Para os nossos pais partir um vidro ou estragar algo que fosse dos vizinhos era um crime grave que dava direito a umas chineladas e um pedido de desculpas “público”.

E isso acontecia tantas vezes, é engraçado como com o tempo conseguíamos perceber o tom de voz dos nossos pais quando tínhamos feito asneira, “Já vais enfardar!” dizia-se entre risadas no nosso grupo de amigos, e sim, era certo, haviam pais que eram rápidos a puxar do chinelo, sinceramente preferia levar em casa do que em frente aos meus amigos, porque se assim fosse eles como bons camaradas riam-se, deixando a vergonha ser ainda maior!

Lembro-me de estar dentro de casa, e uma vizinha bater à porta, ia fazer queixa à minha mãe porque aos pontapés, dignos de um karaté Kid, lhe tínhamos deitado abaixo as “bruxas” (fardos de palha em forma de bonecos). E pronto, sem falar, ouviu-se o sacar do chinelo, caíram sozinhos! Disse eu….

Caíram, caíram dizia a minha mãe e caíram mesmo, em forma de chinelada no meu rabo! O nosso poder de argumentação não era muito bom, e parecia que quanto mais falávamos mais chineladas levávamos.

Os castigos eram assim resolvidos na hora, não havia conversa, nem arrependimentos, eram dadas e bem dadas! (falo por mim que só fazia asneiras)

Todos temos que concordar, que as chineladas nos fizeram bem! Ensinaram-nos a respeitar os pais, os outros e a propriedade dos outros, coisa que falta hoje em dia, em que os filhos não respeitam os pais, nem a sociedade em geral!

Os especialistas diriam que a “violência” não é a solução! E nós, da década de 80/90 não levamos? Levamos!

Morremos?  Não senhor!

Sinceramente acho que dessa geração saiu muita gente de valor, médicos, advogados, pensadores, humoristas, informáticos e afins, que na lei do chinelo cresceu e aprendeu!

Por isso, para todos vocês que levaram umas boas chineladas, a minha vénia, e o meu respeito pois são seres humanos com valores!

Não se esqueçam de recordar e sonhar porque a vida é feita de sonhos!