Portugal em grande no desporto!

O nosso país está em grande (e é grande) em muitas áreas, mas este Verão está em destaque no desporto e isso justifica o uso do negrito nesta crónica. O mais mediático é mesmo o futebol.

E se o Euro 2016 em França tem posto o país de olho na TV e a sofrer (e muito!), convém não esquecer que, para além da selecção AA, capitaneada por Cristiano Ronaldo, há uns meses o nosso país sagrou-se campeão europeu em sub-17 no Azerbaijão, que a selecção de sub-19 já está na Alemanha para, a 11 de Julho, começar o Europeu daquele escalão, que os sub-21 estarão em formato de selecção olímpica nos Jogos do Rio 2016 e que a selecção de futebol de praia se sagrou campeão da Taça Europeia da modalidade pela sétima vez. A selecção A feminina continua na luta pela qualificação para o campeonato da Europa na Holanda em 2017.
Os destinos do futebol luso começa amanhã, em Paris, com a final do Euro 2016, frente à anfitriã França.

Mas se segue o nosso site parceiro Go Portugal sabe que não é só no futebol que os portugueses dão cartas.
Dulce Félix conquistou a medalha de prata nos 10.000 metros do Campeonato da Europa de atletismo em Amesterdão. Na Póvoa de Varzim, João Vaz bateu dois recordes da Europa no decorrer do Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, ao assegurar o máximo europeu nos 100m Bruços (S21) e nos 200m bruços (S21). No mês passado, Tiago Ferreira sagrou-se campeão do Mundo de Maratonas em BTT (ciclismo) em Laissac, França. No judo, Telma Monteiro conquistou o bronze no Gran Prix de Budapeste, na categoria de -57kg. Ainda no judo, o português Anri Egutidze conquistou a medalha de ouro em -81kg, no Open Europeu de Madrid.
Na canoagem, José Ramalho sagrou-se campeão europeu de maratonas em canoagem pela terceira vez consecutiva, ao vencer a prova de K1 em Pontevedra, Espanha; Fernando Pimenta sagrou-se campeão da Europa em K1 1000, em Moscovo, Rússia e já antes tinha garantido garantiu a medalha de bronze na Taça do Mundo na mesma categoria que decorreu no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho; também em Montemor-o-Velho e na Taça do Mundo, a dupla Emanuel Silva/João Ribeiro ganhou o ouro em K2 1.000. Isto tudo desde Junho, mas em Maio o já mencionado canonista Fernando Pimenta ganhou ouro na prova de K1 5.000 metros da Taça do Mundo de Duisburgo de canoagem de velocidade, e o também português Emanuel Silva a prata, garantindo assim as duas maiores medalhas naquela categoria para o nosso país. Na mesma competição, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues venceram a prova de K2 200 metros, enquanto Emanuel Silva e João Ribeiro conquistaram a medalha de bronze em K2 1.000 metros.
Bem sei que comecei por falar em Verão, mas já tendo referido algumas vitórias na canoagem em Maio, não resisto a lembrar que o ABC ganhou a Taça Challenge em andebol ao derrotar o Sport Lisboa e Benfica (SLB) na final lusa desta competição europeia, que o SLB se sagrou campeão da Europa em Hóquei em Patins e que esse mesmo mês Rui Bragança sagra-se bicampeão europeu na categoria de -58 kg e Júlio Ferreira campeão da Europa em -74 kg, ambos em taekwondo.

No dia 11 de Julho – quando estivermos, espero eu, na “ressaca” da comemoração da conquista do pimeiro Euro para a selecção nacional A de futebol – inicia-se outro EURO 2016 em Oliveira de Azeméis, desta vez de Hóquei em Patins. O hóquei português tem (segundo a Wikipédia) “15 títulos mundiais masculinos, 20 títulos europeus masculinos, 18 Taça das Nações, 10 Taças Latinas, 17 títulos europeus de juniores e 11 títulos europeus de juvenis”. Espero em Oliveira de Azeméis Portugal ganhe o 21.º titulo europeu da modalidade.

Para os amantes do desporto todas estas vitórias e presenças nas maiores competições de cada uma das modalidades são excelentes para o nosso país. Só não podemos é esquecer que o desporto não é só futebol e que todos – sem excepção -, seja qual for a modalidade, terão muito mais sucesso nas suas provas se sentirem o apoio dos seus compatriotas. Força Portugal!

Crónica de João Cerveira

Este autor escreve em português, logo não adoptou o novo (des)acordo ortográfico de 1990