Proun . Proun . Proun – Pedro Nascimento

Olá people! Méquié? Tudo tranqui? Hoje apresento-vos ... uma coisinha piquinina e descontraída, divertida: Proun | um jogo gratuito para PC lançado [presumivelmente] em 2011. www.proun-game.com é dar o saKanÇo. Caso queiram contribuir com uma moedinha para o criador também é possível.

Proun é essencialmente um jogo desinibido e despretensioso – simples. Com inspirações abstractas em pinturas do início do séc. XX como as de Kandisnky, segundo um post no Facebook do game, os elementos visuais de Proun saltam imediatamente à vista. São díspares na forma e na cor mas a sua disposição [quase] matemática concretiza um fluxo orgânico diverso em imagens, que prende a nossa vista, [quase] hipnotizando-nos.

Proun é um jogo em que somos uma bolinha em corrida contra outras bolinhas, ou contra os melhores tempos de outras pessoas que quiseram ser uma bolinha a correr contra outras bolinhas. Proun hipnotiza porque os seus padrões circundantes hipnotizam como aquelas ilusões de óptica em que se fixamos num objecto estático numa envolvência em movimento. É uma espécie de vertiginosa viagem num labirinto – em que a paleta de cores é leve e o contraste não escurece a imagem. Quanto mais rápida a velocidade de jogo, maior a eficácia de Proun.

Proun é uma brincadeira cuja coruja rabuja quando está suja, despreocupada, como uma queimada, quando o vento a leva em debandada. Padronizado mas imprevisível, Proun é composto por três pistas. Pode-se adicionar mais por saKanÇo. Existem várias criadas pelos fãs. Existem umas quantas criadas pelo alemão a quem já foram atribuídos prémios em 2011 por ter criado o jogo com melhor design do ano. Ora,… este L2R2 X-Δ foi mesmo para vocês. Que maçada, oxalá tivessem 5 minutos para Proun. Que 5 minutos é tudo quanto basta para jogar e saber o que é Proun.

PedroNascimentoLogo1Crónica de Pedro Nascimento
L2R2 X-Δ