Últimas Crónicas

Pseudo Forum Comentadores

loading...

Diariamente, ao ligarmos determinadas rádios nacionais e até alguns canais “informativos”, é hora de fóruns de participação livre tem tem por base um determinado tema ditado pela estação ou canal para que sobre ele o povo tenha a possibilidade única de se expressa, no centro de tamanho anfiteatro herteziano. É aí que entram os pseudo forum comentadores.

Apesar de não poder escutar sempre, admito que com alguma frequência o faça e não posso afirmar quase com toda a propriedade que existem alguns pseudo comentadores abusivamente repetentes. Para quem os ouve com frequência, é fácil começar a identificar a voz, a pronúncia, etc. Se muitos certamente como eu os conseguem identificar, então quanto mais os jornalistas e editores das rádios e jornais o poderiam fazer.

Aparecem então quase todos os dias, opinando sobre tudo o que se pergunta, mas com caráter muito mais vincado em dias de temas críticos ao governo e aos partidos “do arco da governação” como soi dizer-se.

Esta atitude faz-me desconfiar que estes pseudo comentadores são “pagos” pelos partidos, nomeadamente da oposição mais à esquerda ou por sindicatos ou centrais mais radicais para, sempre que possam, dizer mal, denegrir.

Esta desconfiança minha, se assertiva, trata-se assim de uma demonstração de falta de democracidade, uma vez que aqueles programas visam obter a opinião do povo anónimo, a chamada “opinião pública” e não o fazedismo de politiquice que ocupa assim mais um lugar e tempo de antena indevidamente, porque esse tempo deveria ser destinado ao povo em geral.

Reafirmo: se esta minha suspeita for verdadeira, trata-se de mais uma forma de “minar” os media e de tentar penetrar na mente já tanto enfraquecida do povo, tal e qual fazem as seitas regiliosas fanáticas e que, por esta via, não consigo distinguir uns de outros.

Uma palavra também criteriosa para os jornalistas e editores destes programas: se conseguem reconhecer essas pessoas, então porque não arranjar um meio de controlar as suas participações? Para que outros tenham também a possibilidade de o fazer, já que, teoricamente, ainda vivemos em democracia. Se já não vivemos em democracia plena, pelo menos a liberdade de expressão ainda existe!

Por último, deixo ainda uma crítica aos canais: já uma vez me inscrevi para participar e fiquei mais de 30 minutos à espera da minha vez, com a minha linha de telefone ocupada, tanto que quase fiquei sem bateria no telemóvel, o que me ia impossibilitando de participar. Isto apesar de ser o canal que paga a chamada… mais um custo que poderia ser evitado… digo eu…

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top