Redes sociais vs Frases negativas

Redes sociais vs Frases negativa. Diariamente somos “bombardeados” nas redes sociais com frases negativas. Há uns dias encontrei uma das correntes frases com que somos atropelados nas redes sociais, que dizia: “Não escute as pessoas negativas”. Não me espantou tê-la lido, pois são recorrentes este tipo de mensagens, aquilo que pensei de imediato foi o que leva alguém a partilhar uma mensagem assim e porque temos de evitar ou não escutar essas pessoas? Porque não podemos escutá-las e ajudá-las? Fala-se tanto de bullying, não será esta uma forma de bullying social? Esta semana conto-lhe a minha opinião, de como é difícil não ser escutado e de como isso pode ter consequências severas.

Lembro-me de um dia ouvir a seguinte frase: “Um dia não direi mais bom dia”, ouvi e na altura fiquei indiferente, ouvi e não escutei. Agora estará a pensar: “Então mas ouvir não é igual a escutar?”, para mim não, ouvir faz parte do nosso sentido de audição. Escutar é diferente, talvez poucas vezes o faça devido ao atropelamento diário da minha vida, mas ainda consigo escutar e isso acontece quando ouvimos ou lê-mos alguma coisa que nos faz sentir, que provoca em nós qualquer tipo de reacção positiva ou negativa mas essencialmente de mudança. Tal e qual como diz a frase que me fez reflectir, naquele dia não tentei sequer escutar aquela pessoa que decerteza estava a precisar de ajuda.

Como consequência da frase que li, comecei a fazer algumas pesquisas e deparei-me com aquilo a que eu chamo destruição de um ser, só faltou encontrar : “Coloque uma bomba na pessoa negativa e elimine-a”, mas encontrei: “Dicas para se afastar de pessoas negativas”, “Dicas para se proteger de pessoas negativas”, enfim quase todas dizem o mesmo. Gostava de ter encontrado artigos mais positivos e talvez por isso tenha decidido escrever sobre este tema.

Nem todos somos iguais e nem todos lidamos com determinadas situações da mesma forma, porque não devemos ajudar ou escutar alguém que é negativo? Por escutarmos não temos de ficar negativos também, aliás devemos abstrairmos-nos da situação para ajudar-mos a pessoa a pensar de forma positiva.

Com toda a certeza que hoje tinha escutado de outra forma aquela frase, talvez tenha a ver com a idade, com a forma como amadureci na vida, não sei, mas também agora não vale a pena pensar no que poderia ter feito, quando na realidade não fiz nada.
Uma pessoa negativa, uma pessoa com problemas, uma pessoa que de alguma forma grita em silêncio é uma pessoa muito mais interessante, só precisa de uma coisa, alguém que a escute, contrariamente àquela frase destrutiva, as pessoas precisam de alguém que as escute e ajudem a ver a situação do outro lado.

Nunca soube qual era a situação que levou aquela pessoa a proferir tal frase: “Um dia não direi mais bom dia”, só sei que teve concerteza imensa coragem, mas sei que acabou da maneira mais trágica que possamos pensar e a profecia concretizou-se. Provavelmente ninguém escutou, talvez haja os que ouviram mas tal como eu não souberam reagir.

Segundo as teorias devemos quase que eliminar estas pessoas, então o que fazemos com os mentirosos? Com os invejosos? Com os que têm dupla personalidade? E com tantos outros com o seu lado negativo? Não se escuta? Afastamos-nos? Quanto a mim ninguém agrada a todos mas todos temos o dever de ajudar alguém.

Teve uma semana difícil, está ou tem algum familiar com problemas de saúde, está desempregado, não tem o melhor trabalho ou aquele que gostaria de ter?! Sente-se constantemente “negativo” e parece que ninguém o escuta? Não se preocupe, lembre-se até a semente que é colocada nas profundezas da terra em completa escuridão, até essa germina e dá uma flor. Tudo tem o seu tempo, ainda que por vezes pareça quase impossível e a vontade seja para desistir, não o faça. Um dia a luz vai iluminar a escuridão em que vive e assim vai descobrir que toda essa luta nunca foi em vão.

O seu destino nesta vida é maior que o tormento, não se limite em ficar por aí mas sim veja para além de si…