Simcity: plano falhado – Pedro Nascimento

O lançamento atribulado do novo Simcity expôs a insuficiência do sempre-online enquanto modelo de negócio para o futuro dos videojogos.

Para quem não sabe, saiu no início de Março um novo Simcity – da mesma editora que os títulos anteriores da série, Maxis, e da mesma distribuidora, EA.

Ora, o lançamento do jogo que o mundo dos videojogos aguardou com expectativa, não fosse Simcity um título que passou de uma forma ou de outra na infância de muitos de nós, foi um desastre. O caos completo. Um ataque de óvnis, furacões, terramotos e fogos como nunca se tinha visto nesta franquia.

Porquê? Porque a constante ligação necessária à internet, não obstante as boas intenções da editora em criar uma rede de conexões das diferentes cidades dos diferentes utilizadores, sem a possibilidade de jogar meramente isolado [como muitos de nós ainda gostam], crashou à primeira. O servidor da Origin não aguentou a procura [que por amor de deus não digam que não previam] e foi abaixo, resultando em compradores insatisfeitos com o download que nunca mais completava e em utilizadores irritados com o facto de terem o jogo mas não poderem jogar porque o servidor não conseguia alojar a partida.

Pior que isso, para fazer frente ao cataclismo, a Maxis lembrou-se de aliviar os servidores com o corte a algumas opções do jogo menos essenciais para numa segunda fase, com o serviço mais normalizado, conseguir fazer correr o sistema totalmente sem dificuldades. Eu imagino que quem comprou Simcity no dia 1 tenha ficado pior que estragado = azedo.

Convenientemente, toda esta situação dá-se numa altura em que o anúncio da PS4 sobe aos tops do youtube e a nova consola da Microsoft continua a gerar burburinho pela internet: o aviso está dado. Jogos sem modo offline não são uma faca não, são um facalhão de dois gumes! Muito bonito o aspecto social e quê da coisa, mas ficar retido para jogar um jogo porque alguém que não nós, a quem nós devemos zero se comprámos o jogo, não está a permitir a coisa correr… –> epá não.

E ainda há outra coisa: e se a internet vai abaixo? Já não posso usufruir do sistema físico que está ali à minha frente? Caneco, cuidadinho com isso magnatas do virtual!

Um L2R2 X-Δ suavemente indignado para vocês porra!

PedroNascimentoLogo1Crónica de Pedro Nascimento
L2R2 X-Δ