O lançamento atribulado do novo Simcity expôs a insuficiência do sempre-online enquanto modelo de negócio para o futuro dos videojogos.
Para quem não sabe, saiu no início de Março um novo Simcity – da mesma editora que os títulos anteriores da série, Maxis, e da mesma distribuidora, EA.
Ora, o lançamento do jogo que o mundo dos videojogos aguardou com expectativa, não fosse Simcity um título que passou de uma forma ou de outra na infância de muitos de nós, foi um desastre. O caos completo. Um ataque de óvnis, furacões, terramotos e fogos como nunca se tinha visto nesta franquia.
Porquê? Porque a constante ligação necessária à internet, não obstante as boas intenções da editora em criar uma rede de conexões das diferentes cidades dos diferentes utilizadores, sem a possibilidade de jogar meramente isolado [como muitos de nós ainda gostam], crashou à primeira. O servidor da Origin não aguentou a procura [que por amor de deus não digam que não previam] e foi abaixo, resultando em compradores insatisfeitos com o download que nunca mais completava e em utilizadores irritados com o facto de terem o jogo mas não poderem jogar porque o servidor não conseguia alojar a partida.
Pior que isso, para fazer frente ao cataclismo, a Maxis lembrou-se de aliviar os servidores com o corte a algumas opções do jogo menos essenciais para numa segunda fase, com o serviço mais normalizado, conseguir fazer correr o sistema totalmente sem dificuldades. Eu imagino que quem comprou Simcity no dia 1 tenha ficado pior que estragado = azedo.
Convenientemente, toda esta situação dá-se numa altura em que o anúncio da PS4 sobe aos tops do youtube e a nova consola da Microsoft continua a gerar burburinho pela internet: o aviso está dado. Jogos sem modo offline não são uma faca não, são um facalhão de dois gumes! Muito bonito o aspecto social e quê da coisa, mas ficar retido para jogar um jogo porque alguém que não nós, a quem nós devemos zero se comprámos o jogo, não está a permitir a coisa correr… –> epá não.
E ainda há outra coisa: e se a internet vai abaixo? Já não posso usufruir do sistema físico que está ali à minha frente? Caneco, cuidadinho com isso magnatas do virtual!
Um L2R2 X-Δ suavemente indignado para vocês porra!
Isto explodiu bem na cara da EA. Não apenas não se prepararam para um atendimento esmagador, que era impossível de não prever, como bem disse, como ainda por cima as suas atitudes de “cuspir na cara” do consumidor lhe começam a dar uma péssima fama na opinião pública, algo que este desaire não ajuda minimamente.
Isto pode ser apenas mais uma gota de água num oceano de descontentamento que demora a encher, mas, aos poucos, lá vai crescendo. Será que podemos esperar a via da THQ para a EA?