Karmin (Amy Heidemann-Noonan e Nick Noonan)

Sobre os Karmin

Amy Heidemann e Nick Noonan conheceram-se em 2005 na Berklee College of Music em Boston, onde ambos estudaram e onde se formaram em música em 2008. Tendo personalidades muito diferentes (eles explicaram numa entrevista a uma rádio australiana que o Nick era o “party animal” e ela era mais reservada, a “menina que ia à igreja todos os domingos”), conversaram muito numa festa quando se conheceram mas demorou até se tornarem um casal, quer na vida amorosa, quer na música, como haviam de explicar mais tarde com a música “Brokenhearted”.

Mas foi uma “cover” de uma música de Chris Brown que os tornou famosos. E Amy nem queria por o video online, por ter receio do que os colegas de escola diriam se a vissem a cantar “rap”, mas Nick convenceu-a.

 

 Depois de vários milhões de visualizações (e de comentários a gabar o talento de ambos, em especial de Amy para o Rap), a dupla conheceu várias celebridades (entre elas os The Roots – que hoje são banda residente do Tonight Show com o Jimmy Fallon) e começaram a ser convidados para programas de televisão. Um dos mais importantes para a carreira deles foi o Ellen (The Ellen DeGeneres Show) que catapultou-os para o sucesso.

Pouco tempo depois assinavam contrato com a editora discográfica Epic Records, do grupo Sony Music. Já como artistas Sony lançaram vários singles, como, por exemplo, “Hello”, “Brokenhearted”, “Acapella” ou “Pulses”, que dá nome ao álbum, o primeiro da dupla. “Brokenhearted” foi o single que fez mais sucesso.

Mas não venderam tanto como a editora e a própria dupla esperava e chegaram a um ponto em que foi a própria banda a pedir para sair da Epic Records. E assim se tornaram artistas e produtores independentes (embora a sua distribuidora continue a ser a uma empresa do grupo Sony Music), o que lhes dá maior liberdade criativa (podem lançar o que querem, sem ter um editor que precisa aprovar primeiro).

Amy e Nick, entretanto casados, preparam-se agora para lançar o segundo álbum (no inicio de Setembro), de nome “Leo Rising”, com uma música por cada signo do Zodíaco. Já lançaram no canal deles a música “Didn’t know you“, a música do signo gémeos e “Sugar“, a música do signo touro, entre outras. Lançaram também uma aplicação para smartphone onde os fãs podem ouvir a música dos Karmin gratuitamente.

Os Karmin são para mim um excelente exemplo de alguém que estudou o que quis e que, depois de formados, partilharam o seu trabalho na internet para o darem a conhecer e tiveram a sorte de ficarem conhecidos. Mas eles próprios fizeram a sua sorte, pois se nunca tivessem partilhado os videos que faziam, dificilmente teriam tido este sucesso. E mesmo com o contratempo com a editora, continuam a perseguir o sonho de fazer música. Boa música, acrescento eu.

Eu já era fã e estou a gostar muito deste novo álbum. Especialmente da versão acústica do “Didn’t know you” que eles gravaram com alunos da escola onde se formaram (ver abaixo). Os vídeos dos Karmin estão disponíveis em youtube.com/karmin e youtube.com/karminvevo.

 

 

 

Crónica de João Cerveira

Este autor escreve em português, logo não adoptou o novo (des)acordo ortográfico de 1990