Spoilers – Os vilões do Século XXI

Para o bem, ou para o mal, os vilões da banda desenhada e dos filmes de animação não passam de ficção. Os superpoderes dos maus da fita são na esmagadora maioria dos casos grandiosos e espectaculares, deixando-nos sempre num misto de adoração e ódio por aquelas personagens. Por sua vez aqueles que na vida real podem ser considerados vilões são muito mais banais e desprovidos de classe. Esta semana no “Desnecessariamente Complicado” falo-vos do vilão mais comum da nossa era, o vilão do século XXI é claramente….o spoiler! Seja fã de Game of Thrones, Walkind Dead, CSI, Suits, Arrow ou qualquer outra, acredite que não vai querer perder esta crónica!

E antes de vos apresentar os vários tipos de spoilers, sejamos sinceros: todos nós já fomos spoilers pelo menos uma vez na vida! Sim, é de extremo mau gosto (e uma falta de educação) mas por vezes é mais forte que nós. Estamos em êxtase, ou em choque, ou tremendamente felizes e queremos partilhar aqueles momentos com os nossos amigos (ou familiares). Mas para que possamos partilhar desses momentos juntos é necessário que eles saibam o que aconteceu. Logo, qual a solução? Contar-lhes tudo, claro está. E se por alguma razão essa pessoa não viu o mais recente episódio de uma série ou o final de um filme cabemo-nos a nós repor a justiça contando todos os detalhes (ou pelo menos os principais), certo? ERRADO! Não nos cabe a nós. Aliás, a nossa função é exactamente a oposta: guardar segredo e manter o mistério garantindo apenas que a pessoa em questão vê o dito episódio/filme. Mas existem diferentes tipos de spoilers. E são esses diferentes tipos que vamos esmiuçar de seguida!

O Involuntário – Por mais cuidadosos que sejamos por vezes acabamos por contar algo sem querer. Não havia intenção de contar o que quer que fosse, só fazer um pouco de troça do nosso amigo por ainda não ter visto o mais recente episódio daquela série que está na berra e que toda a gente vê. Mas mesmo não havendo intenção não deixamos de ser spoilers. Como sabemos se estamos perante um “involuntário”? Este tipo específico de spoiler irá ficar tão em choque como nós ao contar qualquer detalhe relevante e assim que se aperceber do que disse irá pedir desculpas por ter contado. Ele vai justificar-se dizendo que foi um descuido e que não havia intenção, contudo isso não muda nada porque feitas as contas nós já sabemos o que vai acontecer. E estamos furiosos por saber.

O Maldoso – Este é, muito provavelmente, o pior tipo de spoiler que existe. Porquê? Porque não só nos conta o que aconteceu como ainda por cima tem prazer nisso! Ou seja, é pura maldade! Os requintes de malvadez podem ir ao ponto de em primeiro lugar garantir que não conta nada, deixando-nos mais descansados, e levando-nos a “baixar a guarda”. Quando menos esperamos ele larga a bomba vinda absolutamente do nada. Por segundos não percebemos onde ele queria chegar visto que aquela frase não fazia sentido no meio daquela conversa. Mas assim que paramos para pensar e percebemos o que acabámos de ouvir ficamos num misto de choque e raiva. Choque porque não esperávamos o spoiler. Raiva porque ele acabou de contar o que ia acontecer, dando-nos vontade de lhe dar uma grande carga de pancada!

O Histérico – O mais espectacular deles todos, sem dúvida. Principalmente se tivermos o prazer de estar “de fora” a assistir. Neste caso específico o final pode ser bastante diferente consoante a personalidade do interveniente, e tanto pode contar tudo como não revelar nem uma virgula. Esta é a pessoa que ficou absolutamente conquistada, e simultaneamente chocada, com o último episódio da tal série fantástica (que temos de ver senão corremos o risco de ser expulsos do nosso grupo de amigos). E ficou tão, mas tãoo chocada que o histerismo tomou conta de si. Seria algo do género: “Tu não estás bem a ver…é que o episódio foi absolutamente brutal! Brutal mesmo! Quase perfeito não tivesse o fim sido aquele…ok, mas mesmo tendo o fim sido aquele o episódio continuou a ser fantástico! Fogo, não esperava nada aquela cena de acção! É que apanhou-me mesmo de surpresa! E os efeitos especiais? Eish, nem sonhas a qualidade dos efeitos especiais! Vais te passar quando vires, acredita em mim!” Tamanho entusiasmo dá sempre origem a um grande espectáculo visual, acreditem!

O Enigmático – Misterioso e engenhoso vai fazer de tudo para resistir à tentação e não nos contar nadinha. Ou melhor, vai ter que contar algo para apimentar a conversa e para nos convencer a ver o dito episódio o mais rápido possível. Mas inteligente como é saberá escolher quais acontecimentos contar, e quais falas citar, sem prejudicar os verdadeiros desenvolvimentos do dito episódio. Se por um lado é o mais pacífico dos spoilers, por outro é dos que mais nervos provoca, dado que a sua inteligência e o modo enigmático como fala vai criar um crescente nervosismo em nós. Fossem todos os spoilers deste tipo e o mundo seria um local melhor.

O Falso – Parece impossível existir um tipo de spoiler mais sádico que “O Maldoso”, mas a verdade é que existe. A denominação fala por si, mas para os que ficaram na dúvida eu explico: este é aquele individuo que conta tudo o que vai acontecer, deixando-nos irados por sermos amigos dele, mas com uma particularidade…é tudo mentira. É capaz de descrever tudo com detalhe tendo especial atenção aos pormenores. Anuncia mortes de personagens ou as mais incríveis reviravoltas nas histórias, fazendo-nos crer que tal aconteceu quando na verdade não passam de delírios da sua mente. Este é, para mim, o pior spoiler deles todos dado que é duplamente frustrante: primeiro quando ele faz as “revelações” e uma segunda vez quando ao vermos o episódio percebemos que afinal era tudo mentira.

A verdade é que sempre existiram spoilers, contudo a internet veio dar-lhes mais protagonismo. Antes era preciso estarmos pessoalmente com esse amigo para que ele nos contasse o que quer que fosse. Já nos dias de hoje basta ele pegar no smarthphone ou ir ao Facebook no seu tablet e perder 30 segundos a enviar uma mensagem ou fazer um post. E não só é mais rápido como chega também a muitas mais pessoas de uma só vez. O que neste exemplo específico não é positivo.

Mas sejamos sinceros: tudo isto está directamente ligado ao facto de as séries estarem na berra. Não é uma série em específico, mas sim o formato no geral. Nunca como agora esteve tão na moda ver séries. Existem mil e uma séries no ar, todas diferentes (ok, quase todas). E todos nós vemos, no mínimo, duas séries. Como tal em cada um de nós existe um potencial spoiler. Por isso tenham cuidado, não caiam em tentação!

Boa semana.
Boas leituras.

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui