Σήμερα ψήφισα ΟΧΙ

índiceBem vindos meus caros, hoje não há tempo para as introduções leves do tema, hoje o tema é pesado, suficiente por si só! Os gregos votaram não! 

Diz o meu titulo “Eu votava não”, e explico porquê: isto já não se trata apenas de se a Grécia iria ou não pagar aos credores, isto era uma guerra ideológica, e isso não faz sentido dentro da UE. Hoje, quando acordaram em Bruxelas sou capaz de apostar um dos meus testículos como houve quem se tenha perguntado: “aquilo foi só um sonho certo?!” Pois mas não foi. Aliás neste referendo há 61.31% dos votos no não, para 38.69% no sim. Enquanto português, apesar de tudo, seria mais vantajoso a vitória do sim. Contudo estou solidário com os meus amigos gregos!

Gostava de lembrar algumas das coisas que foram algumas reações à vitória do OXI, e podemos começar já por Tsipras, que bem ao seu estilo afirmou: a democracia não pode ser chantageada! E isso viu-se bem hoje! Mas não fica por aqui, diz ainda “Fizeram uma escolha muito corajosa”; “O mandato que me deram não é de rotura com a Europa, mas um mandato para fortalecer a nossa posição negocial de forma a procurar uma solução válida.” Afirmou ainda que as suas primeiras prioridades era manter em funcionamento o sistema bancário grego, e para isso muito pode ajudar o fundo de emergência do BCE e ainda a mostrando a vontade de agora, voltar às mesas de negociação com a Europa e a Troika dos credores de forma a conseguir renegociar a divida reestruturando-a.

Diz o jornal inglês The Guardian que as próximas 48 horas vão ser criticas e decisivas para a situação grega dentro do eurogrupo sendo que hoje à noite a Chanceler Merkel tem uma reunião com o Presidente Hollande. Segundo os analistas do Barclays o cenário mais provável é chamado “Grexit”, ainda no The Guardian.

Em termos económicos os primeiros sinais deste resultado já se fizeram notar com a abertura em baixa do mercado Asiático, na Europa todos fecharam em quebra ao ver as sondagens da Grécia, o Euro, a desvalorizar face ao dólar já em 0,6% nesta ultima 6ª feira, sendo que se prevê um cenário ainda mais agreste hoje.

Apesar de tudo isto, e com um medo tremendo do efeito de contágio a Portugal, já a curto prazo acho que este referendo teve muito mais influência política do que económica, ora note-se: tratava-se acima de tudo de uma batalha de ideologias, sendo que no meio do capitalismo podemos afirmar que houve uma vitória da esquerda. Em Portugal, o BE, o PCP e até o PS tiveram alguma vantagem com o não, sendo que os próximos dias vão ser decisivos como influência para as legislativas que são daqui a 3 meses. No caso do PS foi curiosa a reação: foi Ana Gomes, eurodeputada, quem mais OXI se mostrou, tweetando ainda que foi uma “lição de dignidade e racionalidade!” Por cá, o PS limitou-se a acusar o Governo de utilizar as negociações com a Grécia como campanha política, algo que não é novidade para ninguém!

Com isto, resta-me a seguinte interrogação: Mas o PS vai mesmo perder estas eleições?!? Deixo-vos com o Tweet de Pedro Marques Lopes “O ps é patético : se o não ganhar… Porra, é demais”