A minha mãe é Dietista! – Beatriz Melo

Ainda ontem li um artigo muito engraçado acerca de crianças/jovens adultos cujas mães/pais eram Dietistas.

É engraçado ver que os nossos pais possuem uma enorme influência naquilo que nos tornamos, damos valor e principalmente naquilo que nos comemos.

Os filhos faziam uma alimentação mais equilibrada tendo direito a aperitivos e petiscos mais calóricos ocasionalmente, mas afirmam nunca terem sequer ponderado que comiam de forma mais equilibrada e variada, apenas e só quando comiam em casa de amigos.

E a verdade é que estas crianças viriam a crescer como adultos saudáveis e com bons hábitos alimentares!

Claro que nem todas as crianças são fáceis e dar vegetais e frutas a estas pode ser um pesadelo. Mas e se estivessem habituadas desde o momento em que começam a comer alimentos mais sólidos apenas e só a alimentos saudáveis? A introdução de doces/aperitivos salgados devem ser das últimas coisas que são dadas a provar aos mais novos. Esta pequena diferença iria influenciar todos os seus hábitos alimentares para o resto da vida e como consequência a sua saúde física e psíquica.

Os pais são definitivamente um importante factor e modelo na nossa alimentação, muitos estudos científicos comprovam-no. Seja uma pessoa activa na sua vida e comece por si e pelos que estão à sua volta o combate à tendência cada vez maior da obesidade.

Tenha hábitos alimentares variados, moderados e cuidados, dando importância às porções que come de cada vez à refeição.


Crónica de Beatriz Melo
Educação Alimentar