A tecnologia tornou o Bruce Lee e o Tupac imortais – Bruno Neves

A tecnologia tornou o Bruce Lee e o Tupac imortais. Eles e qualquer um, desde que exista dinheiro suficiente para tal ou uma marca disposta a investir a dita quantia. Durante toda a nossa vida ensinaram-nos que um dia vamos falecer e que tudo tem um fim, será que no futuro nunca vamos morrer verdadeiramente? Sejam bem-vindos ao “Desnecessariamente Complicado” desta semana.

Desde sempre que tudo e todos nos dizem que não vamos viver para sempre, que o fim vai chegar um dia e que chega sem avisar. Mas e se a tecnologia de repente nos permitir subverter o que temos como garantido?

Ainda não existe nada sequer parecido com o que vemos no filme “Homem Demolidor” (“Demolition Man” na versão original e que conta com os gigantes Sylvester Stallone e Wesley Snipes). Para quem não viu o filme ou não se recorda eu dou uma ajudinha: no clássico de 1993 existe a chamada “crio-prisão” que é basicamente uma prisão normal mas onde os reclusos estão congelados. Sendo que é possível que os mesmos fiquem nesse estado durante décadas.

Voltando ao presente, ou melhor a um passado muito recente, quem não se lembra da “actuação” de Tupac no festival norte-americano Coachella em 2012? O rapper já não está entre nós desde 1996, contudo graças a uma tecnologia inovadora um holograma seu deu um concerto no dito festival de verão. Esta foi a verdadeira “notícia-bomba” do verão passado. Espalhou-se imediatamente pelas redes sociais assim como pelos sites noticiosos e pelo youtube. Não demorou muito tempo até que surgissem notícias de que a dita tecnologia seria em breve aplicada a outras grandes figuras da música mundial como o Élvis, por exemplo.

Contudo, segundo consegui apurar a empresa detentora desta tecnologia milagrosa…faliu. Parece impossível, eu sei. Mas a tecnologia existe e como tal nunca se sabe quando uma outra empresa não volta a aproveitá-la e a surpreender-nos. Se por acaso ficaram curiosos basta seguirem o link e verem a dita actuação: https://www.youtube.com/watch?v=YgMen4-PI74

“Mas e no meio disso tudo onde é que entra o Bruce Lee?” Vocês são mesmo apressados, irra! Obviamente que o melhor ficou para o fim. O último passo rumo à imortalidade foi dado pela marca de bebidas alcoólicas Johnnie Walker. No seu anúncio televisivo mais recente podemos ver um Bruce Lee bem moderno a partilhar connosco a sua filosofia de vida enquanto se passeia numa casa bem chique no topo de um qualquer arranha-céus.

A família acompanhou todo o processo e obviamente que concedeu a autorização necessária para a concretização deste vídeo publicitário. Os noventa segundos do vídeo demoraram cerca de nove meses a preparar, mas valeu a pena porque a qualidade das imagens é absolutamente inacreditável. Existem vários planos próximos da “cara” do Bruce Lee e a qualidade até arrepia. Até que ponto é que é correcto associar Bruce Lee a bebidas alcoólicas sabendo nós qual era a sua profissão e filosofia de vida? Bom, isso é assunto para uma outra discussão…Para os interessados o anúncio em causa está aqui: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GxWvVUHcf2g

Num futuro não muito distante, muito provavelmente, todos nós seremos imortais. Cada um terá o seu holograma e a partir daqui as hipóteses são incontáveis. Os negócios nesta área vão claramente florescer e a imortalidade vai estar à distância de um maço de notas ou de uma transferência bancária. Não sei se me agrada viver num mundo assim, mas parece que vamos ter que esperar para ver. Até lá ponham em prática o conselho do único e inigualável Raúl Solnado: “Façam o favor de ser felizes”.

Boa semana.
Boas leituras.

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui