A todos os leitores do +opinião – Filipe Vilarinho

No passado fim de semana o site +opinião www.maisopiniao.com, foi notificado que havia uma denuncia, a um dos mais conhecidos motores de busca de internet, sobre conteúdos.
Os responsáveis do motor de busca reconheciam em duas crónicas sinalizadas na denúncia, do colunista Júlio Silva, um conteúdo onde não havia respeito pelos direitos individuais ou de etnias. Contudo na denúncia anónima lia-se:
“… possui conteúdo xenófobo…” ; “…capaz de incitar violência e ódio.”; “…atentado aos direitos humanos…”

Na mesma denúncia, o autor exigia:
– O fecho do site +opinião
– A eliminação das duas crónicas mencionadas.
– A proibição do colunista Júlio Silva continuar a produzir conteúdos.
– A eliminação de todos os conteúdos do colunista.

Sobre esta denúncia cumpre-nos informar:
1-  Um motor de busca não tem competência para fechar um site como o www.maisopiniao.com
O www.maisopiniao.com é um site privado que utiliza servidores  próprios, com um domínio www.maisopiniao.com que foi comprado. Não depende de nenhum serviço gratuito cujo os provedores possam encerrar só porque alguém pede.
2- Um motor de busca pode, e foi essa a incidência no seu contacto com os gestores do +opinião, remover o site das suas buscas. E logicamente qualquer site sofre com essa remoção.
3- Durante este processo de denúncia, perfeitamente legitimo, nunca existiu nenhum contacto do autor ou autores que se  sentiram lesados, ou ofendidos pela crónica em questão.

Para responder/contestar esta denúncia, a direcção do +opinião contactou todos os colunistas para que a maioria pudesse deliberar sobre o futuro do site www.maisopiniao.com. No espírito de democracia que nos é inerente, decidimos:
– A imediata remoção das crónicas sinalizadas.
– O próprio colunista Júlio Silva, num tremendo espírito de abnegação decidiu deixar de contribuir com a sua crónica semanal para que o futuro do site www.maisopiniao.com não corresse qualquer risco.
– Não aceitamos remover os conteúdos anteriormente produzidos pelo colunista.

Devo dizer que nesta altura esta denúncia é já caso encerrado e resolvido.

Ainda durante o fim de semana, o site www.maisopiniao.com foi vitima de um ataque cobarde que teve em vista atingir unicamente a subsistência do site.

Não será aqui discutido o conteúdo das crónicas sinalizadas. Não será discutida a razão dos autores da denúncia ou do colunista. Mas enquanto grupo queremos afirmar que a nossa opinião nunca será vitima de censura.
Enquanto director do +opinião, eu Filipe Vilarinho, garanto que mais rapidamente o +opinião passa a um site clandestino do que deixa de dizer seja o que for, doa a quem doer. Mas temos a consciência de recuar quando faz sentido.

O +opinião é um site que se compromete a publicar opiniões, opiniões sobre vários assuntos, opiniões com diferentes pontos de vista, é normal que os leitores não concordem com uma ou outra opinião, mas oferecemos diferentes pontos de vista. Promovemos a discussão, dentro dos limites do respeito, sobre todas as opiniões, e sinceramente eu acho que temos esticado bem a corda para todos os lados…
Neste caso em apenas 24 horas o +opinião recebeu cerca de 8000 visitas. Cerca de 8000 visitantes que nunca tinham entrado no +opinião, entraram para ler uma crónica e alguém decidiu que um site que produz opinião há quase 2 anos, que já deu tanto à comunidade que o lê tinha de fechar.

Não estou preocupado com o Sr. Júlio Silva, o Sr. Júlio Silva é jornalista há vários anos, não escreve só para o +opinião, e continuará a exercer noutros midia,  não deixará de transmitir a sua opinião.
Mas não posso deixar aqui de lhe agradecer o contributo que teve durante todo este tempo, para com este site, para com a direcção para com os colegas.

Foi na hora de decidir sobre o nosso futuro que mais uma vez este site mostrou a magnifica massa que o constrói. Apesar de todos querermos uma continuação de passos firmes deste site, de um modo geral ninguém ficou satisfeito com este veto, e principalmente com a forma como nos quiseram atacar.
Mas foi unida, e democraticamente, que esta equipa decidiu ceder meio passo, para que amanhã possa continuar a dar passos largos na protecção da liberdade de opinião e de expressão.

Desenganem-se, o +opinião não é de ninguém em particular, é do povo português. Este site está no ar diariamente com contributos de gente de todos os sectores: Engenheiros informáticos, Editores Técnicos, Técnicos de Informática, Psicólogos, Jornalistas, Estudantes, Professores, Escritores, Humoristas, Publicitários, Neurologistas e Advogados.

Juntos somos o +opinião.

Juntos estamos aqui hoje, estaremos aqui amanhã, e se não nos encontrarem num motor de busca qualquer podem sempre encontrar-nos em www.maisopiniao.com. Sempre com opinião válida, isenta, e essencial.

001 (2)