Alf uma coisa realmente do outro Mundo – Miguel Bessa Soares

Era impossível começar uma série de crónicas sobre os anos 80 e 90 sem começar logo por ALF. O pequeno alienigena foi para nós, não um pai, mas como que um irmão mais velho, politicamente incorrecto, que nos ensinava como a vida simples podia ser divertida.

Tudo era simples, ALF – Alien Life Form, até o nome era a simplicidade para quem tinha aterrado no nosso planeta vindo
do planeta Melmac. O que fez este Melmaquino, de 285 anos vir para a terra? Simples todos os Melmaquianos ligaram ao mesmo tempo os secadores de Melmac e o planeta explodiu. Simples e idiota? Nem tanto se considerarmos que à semelhança de ALF todos os habitantes de Melmac teriam o corpo coberto de pelo.

O compromisso da série era satirizar o filme ET- O Extra Terrestre. E o objectivo foi sobejamente conseguido. ALF era um autêntico desastre ambulante, cínico e sarcástico. É até ao momento a 2ª série mais vista de sempre, ALF conseguia agradar a toda a gente, todo o seu sarcasmo, cinismo eram compensados pelas formas mais estapafúrdias de resolver os problemas que ele próprio criava, mantendo sempre o seu lado mais carinhoso com a família Tanner.

Não estou a dizer que hoje em dia, nós que crescemos com ALF, olhemos de lado para os gatos com vontade de os comer, mas sejam sinceros, quem nunca tentou arrotar o abecedário inteiro? Ou pensou em apagar as velas de um bolo de aniversário com um extintor?

De vários momentos hilariantes saltam vários episódios de como ALF via a vida, pode salientar-se aqui a forma de namorar em Melmac – Trocar sebo do umbigo à luz da lua.

Ao fim de 102 episódios magnetizantes ALF foi-nos roubado de forma violenta, naquela que era uma lição para a nossa vida. No momento em que ALF no derradeiro último episódio é capturado pelas autoridades.

Os próprios produtores devem ter achado tão duro a forma como nos levaram ALF que para não deixar esta página em

alftanner

 aberto, em 1996 foi lançado o filme onde ALF foi resgatado dos laboratórios da NASA com a ajuda do cientista Brown, interpretado por Eddie Murphy.

Felizmente esta página pode ainda não estar fechada. Em 21 de Maio de 2012 a Sony Pictures Animation, adquiriu os direitos de ALF, e consta-se que o produtor original – Paul Fusco, já estará a trabalhar no regresso do nosso pequeno grande amigo ao grande ecrã.

MBSCrónica de Miguel Bessa Soares
Geração 80