Últimas Crónicas

António Costa perdeu o sapatinho…

loading...

Olá meu caro, como está? Hoje arrisco-me a ser o Godinho Lopes do PS. Como já vos disse, sou militante da Juventude Socialista, apoiante de António Costa, mas hoje, e segundo uma notícia do Económico, a deputada Catarina Marcelino reitera que o PS não é contra a privatização da TAP, mas sim contra a forma como foi feita e preço ao qual foi vendida.

Hoje, ao ver esta notícia, ao ouvir alguns discursos, ao ver algumas informações que passam fico com a sensação que António Costa é uma Cinderela que perdeu a mística do sapato, se não ora vejamos:

Num país muito muito distante, um partido andava à procura de um príncipe que aumentasse a aura do partido. A moral! Que devolvesse a luta à esquerda! Na busca pelos cadernos de militantes há um nome que sobressai: António Costa! Político consagrado, Presidente da maior Câmara Municipal do País e o homem ao qual cabe o sapatinho de Secretário Geral do Partido Socialista.

Este príncipe encantado que o Partido encontrou teve ajuda da fada madrinha Mário Soares. Puxou da sua varinha, fez piri-pam-pum, e tumbas (!) na cabeça do “Tozé”! Outros notáveis juntaram-se a ele, forçaram as eleições, fizeram-lhe um vestido e assim foi. António Costa estava então a uma abóbora de chegar ao Governo!

A madrasta Coligação, que tanto queria que a irmã mais velha, António José Seguro, consumasse matrimónio com o Partido, pelo menos até às legislativas, com a “certeza” – achavam eles – que ia ser mais fácil vence-las, teve então o desagradável revés de defrontar aquele que seria o “D. Sebastião Socialista”, a grande força política à esquerda! Mas foi uma agradável surpresa aquela que esta Gata Borralheira deu à Bruxa Madrasta deste conto. Espantem-se os mais crédulos quando à coligação famosa pelas calamidades à coerência – como as decisões irrevogáveis, ou os convites à emigração – vem um líder da oposição que em discurso aos chineses diz que “Portugal está diferente!”, e para os portugueses diz “Portugal tem de mudar!”.

É sensato pensar que algo se passa mal aqui, e eu passo a explicar: apesar de todo o fogo de vista, de toda a ideia de que “isto ia mudar!”, a culpa é mesmo da fada madrinha que só lhe deu a magia até à meia noite, e esqueceu-se de avisar que o baile só começa às 4 da manhã! Junto a isto, Portugal assiste ao seu ex-Primeiro Ministro socialista preso, as propostas de governação vulgarizadas, e de bancada, o que está a acontecer à Grécia ao fazer a tal mudança. E o Partido Socialista, sob a liderança do Dr. António Costa, vê-se a perder espaço nas sondagens, envolto no esquecimento e com fantasmas maiores do que aqueles com os quais está a conseguir lidar!

Estive presente no início da campanha de Costa, assisti a vários discursos do próprio, e sinto mesmo isto! Aquele homem que me convenceu a querer mudar! Que me garantiu que os jovens vão ter um papel de protagonista na próxima legislatura, que me garantiu que iam ser tomadas medidas concretas contra a emigração, que x que x que x que x (que), agora sinto que é o mesmo homem que está a perder folgo, perder o sentido de timing político, o mesmo homem que corre o sério risco de não ser o próximo Primeiro Ministro de Portugal.

Várias teorias dizem que é a equipa que o rodeia que não tem feito um trabalho correto, outros dizem que a “guerra civil”, que se nega ter existido, dentro do PS foi também um motivo de tropeção, e ainda há quem fale que a incompetência daqueles que apresentaram os planos económicos para a próxima legislatura foi um tropeção ainda maior. Mas o que é certo é que estamos a ter aquela atitude de guerrilha que o Syriza utilizou, e ainda utiliza, que estamos a ver não ser o caminho correto.

Vem então o meu apelo: Dr. António Costa, volte a convencer a nação que o Dr é o futuro! Que o Dr tem uma alternativa válida, que o Dr é o próximo Primeiro Ministro! É que eu estou com medo de viver mais 4 anos disto!

Um bem haja deste que tanto vos preza, até uma próxima. (Se entretanto não for cancelada esta crónica por algum tipo de processo!)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top