“Aprendiz de feiticeiro” – João Cerveira

A TSF publicou online um pouco da afirmação de Lobo Xavier sobre o Primeiro-Ministro. Todos sabemos que Lobo Xavier está ligado ao CDS. Por outro lado, Pacheco Pereira, historicamente ligado ao PSD, também concordou com a afirmação.

Falava-se da Troika. Pode ser verdade que os senhores técnicos da Troika percebam muito de contas e de gestão. Mas já provaram saber muito pouco de economia politica, e menos ainda da repercussão que as medidas que eles sugerem têm socialmente. Um dos membros da Troika, creio que o líder, disse estar surpreendido com o aumento do desemprego.  Como pode isso acontecer? Não é suposto as avaliações dele e dos seus comparsas lidarem com tudo isso? Não é suposto eles preverem com a maior exactidão possível o que se vai passar em função do que prevêem?  Não. Porque eles estão se nas tintas para isso. Porque se lhes interessasse o valor do desemprego, não sugeriam que o número de funcionários da Administração Pública fosse reduzido. Para onde irão eles? Ah, já sei! Engordar os números do desemprego.

Mas mais do que falar da Troika, falava-se no programa “Quadratura do Circulo” de quem abriu de Portugal as portas à Troika. E para Lobo Xavier, Pacheco Pereira e António Costa (que também se ouve na dita gravação) foi o PSD e o CDS. Para estes senhores, especialmente para Lobo Xavier, Passos Coelho, a quem chamou “aprendiz de feiticeiro”, achou que chumbando o PEC IV mataria dois coelhos (estou a usar a expressão de propósito,  para evidenciar o “tiro no pé”, outra expressão popular) de uma só cajadada: derrubava o Governo, ficando com o poder, e a Troika faria o trabalho todo, resolvendo a crise. Mas – e recorrendo a outra expressão popular muito apropriada – “o feitiço virou-se contra o feiticeiro”. Os mercados podem estar convencidos que é rentável e minimamente seguro emprestar a Portugal porque a Europa (mal ou bem) está a suportar os custos. Mas a continuar assim, com a população activa a sair do país, não tarda nada não temos capital, nem financeiro, nem humano, para continuar.

Só esperemos que o aprendiz de feiticeiro consiga tirar mais um coelho da cartola (sim, também propositado), porque ele não larga o poder, com o pobre reformado de Belém  já se viu que não podemos contar e, se foi graças à Nossa Senhora de Fátima que a sétima avaliação da Troika foi um sucesso, que me desculpem os crentes, mas já não podemos contar com Ela também.

 

 

Crónica de João Cerveira

Diz que…