Artesanato-Cultura – Fátima Ramos

O artesão na sua simplicidade produz o que sente e quase tudo o que o rodeia, pode ser alterado aplicando uma das técnicas antigas, o crochet (palavra de origem francesa e que significa gancho).

A artista plástica Joana Vasconcelos, eterniza através das suas obras esta técnica, exemplo do Piano Dentelle ou Família Feliz (primeira peça que vi exposta no Chiado), entre outras.

O artesanato ilustra a cultura de um povo, deve por isso, ser respeitado.

Passeando pela blogosfera encontro inúmeros blogs, cuja criatividade dos seus autores é fantástica. Acresce dizer que partilham a confecção das suas obras e perpetuam-na dessa forma, ou seja passa a ser seguidos por aqueles que os admiram que, por sua vez reproduzem peças idênticas, referenciando as suas fontes de inspiração.

Ainda bem que assim é, num país como o nosso em que a cultura, de uma maneira geral, está com beliscaduras, os artesãos ainda vão tendo esta ferramenta preciosa chamada blog, que a título gratuito permite divulgar a arte de cada um.

Decoração, vestuário, brinquedos, tudo pode ser de crochet, não é surpreendente?
Na próxima semana, vou trazer alguns blogs que na minha opinião se destacam pelo facto de transformarem o seu conhecimento em ensinamento, que aplicam esta técnica para dar um look diferente.

Partilhar o que se sabe, recebe-se de retorno, reconhecimento.

Encontramo-nos para a semana.
Até lá, conto consigo para ler e ouvir “A voz do Artesão”.

 

Crónica de Fátima Ramos
A voz do artesão