As explicações de Jorge Jesus prás … vitórias

No rescaldo do jogo da meia-final com o Estoril, em que o Benfica é apurado para a final da taça no Jamor, o grande treinador Jorge Jesus é entrevistado na televisão … por uma mulher.

Entrevistadora (E) – Olá, Mister Jesus. Bem-vindo.

Jesus (J) – Boa noite … desculpe a surpresa, não contava ser entrevistado por uma senhora.

E – Ainda o preconceito de achar que uma mulher só por ser mulher não percebe nada de futebol?

J – Pelo contrário, deve perceber mais do que eu. Nunca ouvi lá o seu nome quando os comentadores na televisão dizem mal de mim a seguir a termos perdido algum jogo.

E – Obrigada.

J – Agora lembor-me de si, você é aquela que não percebe só de futebol. Entrevistou há dias aquele senhor de barba branca da Marinha que manda nas vacinas. Eu gostava era de lhe preguntar proque é que o treinador do Benfica não é vacinado já na 1ª fase?

E – Fácil, a essa até eu respondo: o Mister tem menos de 80 anos.

J – Mas oiça, tenho mais de 50 anos e de certeza aquelas doenças todas graves associadas. Todos meus amigos benfiquistas quando falam comigo, olham pra mim, metem uma carinha de choro e dizem que lamentam mas já tenho muito pouco tempo de vida à frente da equipa.

E – Bem … Mister, o Benfica apurou-se prá final da Taça com o Braga. Acha que o Benfica será o natural sucessor do Braga como detentor do segundo troféu mais importante?

J – Eu acho que natural seria a senhora jornalista fazer-me preguntas sobre o jogo. Dessa conversa da sucessão já tou farto. Ando a ouvi-la desde que ficámos a 10 pontos do Sporting.

E – Então reformulo a questão: Pensa que o Benfica vai ganhar ao Braga?

J – Bem, se for um jogo na sucessão dos anteriores, não. Levámos 2 prá Taça da Liga e 3 pró campeonato.

E – Começamos por aí, Mister. Falhado o objetivo do campeonato, o que diria que correu mal esta época?

J – Ninguém correu mal. Correr eles sabem, só são coxos na hora de chutar à baliza.

E – Quem, os jogadores?

J – Sim, o problema não foi terem corrido mal, foi terem corrido pouco.

E – Quer dizer que para si, eles são os culpados de todas as derrotas?

J – Só das nossas, infelizmente não foram responsáveis por tantas derrotas dos nossos adversários como eu e o presidente Vieira gostaríamos.

E – Quando chegou, eu lembro-me, prometeu pôr a equipa a jogar o triplo.

J – Foi o que eu fiz, mas a culpa não era minha se eles já nessa altura não jogavam nada, aquilo não valia mesmo nada, era bola, zerinho. Tás a ver? Os adeptos benfiquistas não precisam de ser peritos em matemática, para compreenderem que três vezes zero é zero e que o triplo de nada é nada. Se ainda agora não jogam nada, não errei nas minhas previsões.

E – Ao mesmo tempo, prometeu formar uma grande equipa.

J – Mas para isso perciso treiná-los. E agora é que vai ser. Como já fomos eliminados de várias competições, vou finalmente perpará-los prá Champions … a Liga dos Campeões, tás a ver?

E – Mas, Mister, atualmente no 4º lugar, olhe que ele não dá acesso, só o 3º é que joga a eliminatória.

J – E quem disse que era já pró ano? Eu trabalho à distância. A jogar tão pouco como jegámos em Moreira de Cónegos, pelos meus cálculos, só oso ponho a jogar em condições de competir com as equipas que lá vão, lá pra 2026.

E – Mas o seu contrato com o Benfica termina antes. Está-nos aqui a revelar que vai renová-lo?

J – Só se antes não me vierem buscar do Brasil.

E – Pensa voltar ao Flamengo aonde foi feliz?

J – Não, é pra ir prá seleção, a canarinha como chamam, por causa de ir ao Campeonato do Mundo. É o único lugar onde não se importam de ter um treinador que só ganha títulos de quatro em quatro anos.

E – Como reagiu o presidente Luís Filipe Vieira a nem sequer ter chegado a entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões?

J – Pessimamente. Ficou apático, mexia-se pouco, não tinha reação pra nada, nem vontade de trabalhar. Até nos assustámos proque pensámos que era o primeiro caso de covids no Benfica.

E – Mas não era.

J – Pois não. Só precebemos que não era covids, quando vimos que o Darwin Nunhas nos treinos andava com os mesmos sintomas, igualzinho, sem vontade de correr nem nada … devia ser outro vírus mais fraquinho, proque curou-se sem medicação, bastou passar uns joguitos no banco dos suplentes.

E – Acredita que ele hoje, sabendo o que sabe, voltaria a dar milhões para contrá-lo?

J – Não sei o que lhe vai na cabeça. Pra saber o que vai lá dentro, melhor fazerem-lhe um TAC.

E – TAC? Foi com um que descobriu que tinha covid?

J – Pois foi, os testes normais não davam. Mas é caro e não dá é pra adaptar aos testes rápidos, tipo a saliva. Se começarem a cuspir todos lá pra dentro, em vez de revelar covids, revela que são é uns gandas porcalhões.

E – Este ano, qual está ser o melhor jogador do Benfica?

J – O Di Maria.

E – Mas esse já não saiu?

J – Tens razão, desculpa. Tava distraído, tinha a cabeça em 2010 num vídeo dum jogo quando treinei a primeira vez o Benfica

E – Conte-nos lá, Mister.

J – Como sou estudioso do futebol, gosto de ir vendo os vídeos pra estudar os jogos e ver onde podemos melhorar. Mas fiquei tão ensusias …emusiasma … encusiasmado … olha, tão contente com essa exibição que demos cinco a zero ao Olhanense, que na semana em que devia tar a perparar o jogo com o Boavista, tava a espiar os pontos fortes e os pontos fracos do Olhanense. Nem me lembrei que já tinham descido p´ra terceira divisão ou lá o que é.

E – No Bessa o Benfica perdeu 3-0.

J – Mas valeu a pena. Descobri lá um avançado egípcio que vai dar um jeitaço se não conseguirmos outra vez convencer o Cavani a assinar.

E – E o pior jogador?

J – Nesse jogo contra o Olhanense?

E – Não, no Benfica esta temporada.

J – Ainda não sei, só quando vir os jogos todos. Estou a analisar com calma para não ser injusto. Parei por causa do covids e ainda só vou no Benfica-Marítimo da época passada.

E – Por falar em jogadores, que craque o Mister gostaria de receber de presente do coelhinho da Páscoa?

J – O Otamendi.

E – Mas esse já tem.

J – Tou a pensar que ele possa ter um irmão gémeo ou assim. Até o Rafa já experimentei a central. Tou a ver que não há no plantel nenhum jogador que se entenda a jogar ao seu lado. Por isso, pensei num que tivesse o ADN igual.

E – Que outros jogadores lhe fazem falta?

J – Além do gémeo do Otamendi, só se for o melhor guarda-redes do mundo, que é pra defender as bolas quando mesmo assim o Otamendi falhar.

E – E um avançado?

J – Venha ele. Pra quando esse guarda-redes estiver lesionado ou castigado e não puder jogar e precisarmos de marcar tantos golos que não chegam os avançados que lá temos.

E – Neste momento é preocupante ter o Paços de Ferreira imediatamente atrás do Benfica?

J – Pereocupava-me mais se nesta altura fosse o Famalicão. Queria dizer que só tínhamos um clube atrás de nós no campeonato e eramos os penúltimos.

E – Considera esta uma época perdida?

J – Só se quando abrir o mrecado não conseguirmos vender duas ou três das nossas pérolas por 40 ou 50 milhões. O negócio dos clubes é tão diverso que nem sempre o mais importante é os resultados desportivos.

E – Para terminar, Mister, quer deixar uma mensagem tranquilizadora dirigida aos milhões de benfiquistas que nos veem?

J – Obrigados pela oprotunidade que me dás. Eu quero dizer que fiquem descansados que ainda cá estou pró ano, nem que a gente perca a taça co Braga.

E – Bem … não sei se a muitos, essa mensagem deixará descansados …

J – O que é que foi? O que é que foi? Hã? O que é que queres?

E – Mister, por favor, tenha calma!

J – O que é que foi? Ficavam chateados era se eu lhes dissesse que saía se fossemos campeões. Era como da outra vez: ficavam cagadinhos de medo, a pensar que eu saía para ir assinar pelo Sporting.

FIM