BASTA PUM BASTA! – João Cerveira

José de Almada-Negreiros escreveu-o no Manifesto Anti-Dantas (resta saber com é que ele sabia que o Dantas nú era horroroso, mas isso fica para outro artigo) e hoje em dia, não só nas manifestações, mas um pouco por todo o lado, por todo o país, todos dizem basta!

Perguntem a qualquer agricultor, mesmo sem escolaridade, que vos diga como se gerem as plantações. E ele vos dirá que é preciso plantar para colher o resultado mais tarde. Mas isso não é o pensamento dos nossos políticos. Só interessa o agora, o presente. Só interessa mostrar gráficos e números agora. No futuro logo se vê.

E não me convencem aqueles que acham que se está a ser feito o que tem de ser feito. Tem de se fazer reformas no Estado, mas não assim. Um país não pode ser deixado na penúria para se ter um bom balancete para mostrar à Europa – tal e qual como uma administração de uma empresa faz para mostrar no conselho de administração aos accionistas – para depois levar décadas a voltar a crescer – ou, no caso da empresa, falir logo a seguir.

É como contaminar solos e esperar que eles produzam algo no ano seguinte. Simplesmente não funciona.

 

 

Crónica de João Cerveira

Diz que…