Bloco de Esquerda: Imposto sobre grandes fortunas

Já muito se escreveu, e falou, acerca do novo imposto sobre o património, que irá taxar os imóveis com valor que, acumulado, totalizem o mínimo de 1 milhão de euros.

Estou a favor desta medida. Acho bem taxar a riqueza, isto é, o capital parado que não favorece a economia portuguesa. Este imposto é isso mesmo, uma espécie de imposto sobre as grandes fortunas. Deve-se penalizar a acumulação de capital que não é investido. Porém, o PS tem a obrigação de estimular o investimento privado, através da concessão de benefícios fiscais. António Costa sabe que os investidores podem facilmente perder a confiança num governo que não equilibre a balança de negócios.

O Bloco tinha, desde que foi fundado em 1999, a ideia de taxar as grandes fortunas. Agora, isto é possível (apoiando o Governo PS). Qual o preço deste protagonismo de Mariana Mortágua para o Bloco? A queda de Catarina Martins? Piorar as relações entre Bloco e PCP? Ou…o Bloco aceitar (todas) as diretrizes da Comissão Europeia, qual Tsipras versão 2?