Casa dos Segredos: quem está dentro e o que esconde – Rogério Medeiros

Iniciou-se mais uma Casa dos Segredos. Mais um Big Brother, para bons entendedores, pois como se sabe a estrutura dorsal do programa vem na continuidade desse reality show, com a variante de os concorrentes serem possuidores de um “importante” segredo a ser desvendado pelos outros concorrentes.

Desses segredos, três remetem para o foro da sexualidade (mudei de sexo este ano; mantenho uma lista de todas as pessoas com quem me envolvi sexualmente; participo em «swing»). Em dois casos os segredos remetem para o elevado estatuto socioeconómico do concorrente em causa (sou herdeiro/a de uma grande fortuna; sou descendente de aristocratas). Depois há também as doenças de algum tipo (oiço vozes dentro da minha cabeça; sofri um enfarte do miocárdio). Há os que já roubaram ou foram roubados (sou vítima de roubo de identidade na internet; roubei para comer). Contam-se dois dramas familiares (nunca conheci o meu pai; fui torturado/a pela minha mãe) e uma curiosidade familiar (a minha mãe adivinha o futuro). São dois os casos de «mandatados pela Voz (sou o infiltrado da Voz – que pertence ao João; somos falsas inimigas – que pertence a Joana e Bernardina). Já se conhecem também os segredos de: Diana (fui escolhida por um concorrente); Luís (sou irmão de uma figura pública, ou seja, Cláudio Ramos); e de Sofia e Tierry (temos uma filha em comum). Por último, um deles apresenta-se como autor de um ato heroico (salvei duas pessoas da morte).

E os concorrentes? Vamos à sua caracterização sociodemográfica. Têm entre 19 e 37 anos. A maior parte vem da região de Lisboa/Setúbal (9), de seguida repartem-se entre o Norte e o Sul. Do centro só há um concorrente. Outro vem da Madeira. Há um luso-luxemburguês e uma ucraniana. Ao todo, pelo que conseguimos apurar da informação disponível, contam-se três estudantes universitários e uma recém-licenciada.

– Aníbal, 37 anos, de Alenquer. É gestor operacional de uma empresa de produtos químicos. É irmão gémeo de Marco Borges, o mediático concorrente do primeiro Big Brother.
– Bernardina, 20 anos, de Paços de Brandão (Santa Maria da Feira).
– Bruno, 23 anos, da Amadora. É estudante de Gestão de Empresas.
– Débora, 19 anos, da Fuseta (Algarve). É modelo.
– Diana, 20 anos, de Vila Real (Trás-os-Montes). Estuda direito na Universidade de Coimbra.
– Diogo, 24 anos, de Sesimbra. Trabalha na empresa do pai, no ramo imobiliário. Mas já foi bagageiro, comercial e barman.
– Érica, 24 anos, da Ribeira Brava (Madeira). É cabeleireira.
– Joana, 20 anos, de Vila Franca de Xira. É bailarina de alta competição.
– João, 24 anos, de Matosinhos. É barman no Porto. Tem uma filha.
– João S., 22 anos, de Vilamoura. É estudante de gestão de empresas. No verão é também nadador-salvador. Tem um irmão gémeo, que também participa no programa.
– Juliana, 24 anos, da Trofa. É make-up artist e também faz trabalhos como bailarina de cantores populares.
– Lourenço, 31 anos. Vem do Luxemburgo. Tem uma filha.
– Luís, 24 anos, Elvas. É ajudante de topógrafo.
– Maria Joana, 22 anos, de Lisboa.
– Pedro, 22 anos, de Vilamoura. É personal trainer, rececionista num ginásio e nadador-salvador na praia da Falésia. É o irmão gémeo de João S.
– Rúben, 21 anos, de Belmonte.
– Rute, 37 anos, de Setúbal. Desempregada mas já trabalhou como vendedora, ajudante de cabeleireira, auxiliar de infância. Tem uma filha.
– Sofia, 24 anos, do Barreiro. É barmaid numa discoteca da margem sul.
– Tiago, 23 anos, de Almada. Está desempregado.
– Tierry, 23 ano, da Praia Grande (Sintra). É modelo internacional.
– Yana, 22 anos, vive em Campo Maior mas é Ucraniana. Terminou há pouco tempo a licenciatura em Design de Moda

Rogério MedeirosLogoCrónica de Rogério Medeiros
O Pequeno e o Grande ecrã
Visite o blog do autor: aqui
Acompanhe no Facebook: aqui