Como se perde uma guerra

Imagino uma guerra entre as charretes e os carros, os donos das charretes deitando estrume contra os carros, gritando fora os carros e os donos do carros a buzinarem.

A guerra dos taxistas contra a Uber sempre foi uma guerra perdida desde o início, porque os taxistas nunca entenderam que o problema não é a Uber e sim um serviço de qualidade, usando a tecnologia que a Uber oferece. Por outro lado os taxistas, ficaram parados no tempo oferecem um serviço mau ou seja, simplesmente o transporte. Eu que até dou razão aos taxistas, custa-me ver as cenas lamentáveis na televisão, dando uma imagem de um gang e custa-me ainda mais ver que eles se focam a lutar contra a Uber em vez de lutar contra o seu verdadeiro inimigo que é o sistema que eles têm de transportar pessoas, há muito outra passado. Eles em vez de se organizarem para oferecer um serviço melhor, com mais educação, mais limpeza e mais qualidade no tratamento do cliente, com um serviço on line prático e eficaz, porque não até mais inovador do que o que a Uber oferece. Pois é sempre possível melhorar! Mas em vez de isso eles fazem protestos e se fosse isso, até era legítimo. O pior é que depois alguns parecem fazer parte de um gang usam o insulto, a violência dando uma imagem horrível para os futuros clientes. Assim os taxistas vão perder esta guerra, porque a tecnologia não se pára, podesse até atrasar um pouco, mas ela vence sempre! Foi assim dos cavalos para o vapor, do vapor para o petróleo e por aí… o mundo não pára, quem não se adapta a ele fica para trás e os taxistas estão a ficar para trás, ver esta luta é como ver o passado a lutar contra o futuro.

É óbvio que os taxistas tens as suas razões também, pois na verdade há uma concorrência desigual, por causa dos impostos que eles têm de pagar e muito da culpa de isso também é deles, embora eu não esteja bem dentro do assunto, mas me parece um classe muito fechada ou seja, não é fácil ter um táxi, quanto muito posso comprar um alvará a outro, que custa uma pequena fortuna. A desculpa para isso são as normais, não há espaço para mais. Isso na minha opinião faz com que a concorrência seja falseada e em vez de melhorar o serviço vai-se banalizando, como eles têm tudo na mão… para quê mudar? É certo que têm muitas despesas, isso não é desculpa ou não devia ser para melhorar o serviço. Tudo isto para dizer que o facto de serem uma classe mais fechada, esse privilégio pagasse… penso eu!

Como escrevi não estou muito por dentro do assunto, só algumas breves conversas e se escrevi uma besteira me perdoem os taxistas. Eu quero estar do vosso lado, mas com as cenas que vejo na televisão de raiva e violência, com as queixas de muitos clientes e com a recusa de mudar… fica difícil! Alguma vez se perguntaram porque o sucesso da Uber? Não é por ser moda, é porque é tão melhor que veio mostrar o quanto o vosso serviço é ruim. Mas há taxistas e taxistas, tenho esperança que esses bons vão mudar e inovar até mais do que a Uber, pois é esse o vosso inimigo, a qualidade que por enquanto vós falta e a tecnologia, porque hoje o mundo é tecnologia, é o contacto imediato e o poder de quem escolhe e quem escolhe, vai pelo mais barato, o melhor e mais rápido. Sempre será assim!