Contar as horas de sono – Maria João Costa

Instintivo. Há coisas que fazemos sem pensar, por instinto, e só percebemos que realmente o fazemos quando nos perguntam sobre isso. Contar as horas de sono antes de adormecer, quem não o faz? Fazemos todos, porque os smartphones fazem isso por nós, eu sei; mas quando os smartphones não existiam e ainda usávamos despertadores de «pipipipi», daqueles que dá vontade de deitar ao chão, contávamos pelos dedos as horas de descanso.

1,2,3,… quando precisamos só de uma mão para fazer as contas, fica mais complicado. Queremos dormir à pressa, com medo de perder um minuto precioso, e é nessas horas que o sono decide fazer greve. Passamos à fase 2 da contagem …começamos a contar as horas e os minutos de sono! Começa o desespero.

Depois, ou ficamos com insónia e assaltamos os armários da cozinha e os livros da biblioteca que ninguém lê, desesperados a implorar pelo sono, ou simplesmente rendidos a uma noite perdida e a um dia cheio de cafés; para os sortudos, o sono acaba por vir ter connosco com a pequena ajuda dos carneirinhos.

Eu conto as horas para dormir, e arrependo-me sempre de o fazer, porque nunca gosto do resultado; e quando conto as horas no domingo à noite … por falar nisso, depois disto já só vou dormir sete, o que não está mau de todo. É melhor ir indo!

Crónica de Maria João Costa
Oh não, já é segunda feira outra vez!