Convite para o concerto da vida… – Aida Fernandes

Qualquer amante da escrita, fá-lo por prazer, fá-lo pelo gosto de por em comum sentimentos que lhe vão na alma e no pensamento! É como desabafar com alguém e sentir que as nossas palavras vão produzir algo…algo bom , algo de novo, ou simplesmente algo em que vale a pena pensar um pouco. Quem escreve, aflora os sentimentos e as emoções, ao transmitir para papel o nosso pensamento ou opinião vamos de encontro á realidade e vivemos mais intensamente.

Pois bem, eu não serei nunca exceção a esta realidade, escrevo e embarco na aventura de colorir e transformar experiencia de vida em algo que devemos reflectir diariamente.

Todas as semanas procuro uma experiencia diferente para partilhar, uma experiencia que possa até ser novidade para alguns! Não é difícil, diariamente há situações interessantes, situações que não são nada mais nada menos que o dia a dia de uma fase para a qual caminhamos a passos largos.

Há uns tempos volvidos, deparei-me com uma mensagem no facebook que dizia assim:
”…Acabou de me acontecer uma coisa que nunca esquecerei. Quando estava numa fila à espera para ir a uma caixa multibanco uma senhora, já com uma certa idade, dirigiu-se a mim e disse:”Faça isso! SORRIA
Quando um jovem sorri para um velho é magnífico!”
Jamais esquecerei esta senhora…”

Li e fiquei perplexa por esta jovem ter publicado tal…não é muito habitual os jovens publicarem este tipo de sentimento. Achei lindo, como é evidente! Por acaso conheço bem a pessoa em questão e pude concluir que ainda há jovens sensíveis a esta realidade dos idosos…um sorriso! Parece uma coisa pouco importante, mas na realidade é muito mas muito importante.

Vemos frequentemente frases bonitas, frases que apelam ao sorriso, ao abraço, mas sentir essa realidade na vida de um idoso, é como se de um concerto se tratasse. Todos ouvimos musica, sabemos as letras , mas se nos derem a oportunidade de ir a um concerto…tudo se torna diferente. Vive-se com mais intensidade toda a melodia da musica, todo o envolvimento do evento…Eis o segredo! Fazer do dia a dia , um concerto onde as atitudes possam combinar com a letra da vida.

Conheço uma idosa que tem um “mau acordar” como ela própria diz, não fala nem quer que lhe fale muito até que lhe sejam efectuados todos os cuidados de higiene…no final ela devolve o silencio sabem como? Com um abraço…um abraço caloroso, a demonstração de um sentimento não só de carência como de agradecimento. Ficamos ali uns momentos abraçadas, como se a manha estivesse a dar inicio da forma mais valiosa possível. …Ela acrescenta: já acordei, agora já posso falar!

A primeira vez que isto aconteceu achei que seria uma situação pontual, mas na realidade todos os dias se repete, todos os dias ela necessita de um abraço para acordar. Digam o que disser, eu acho que isto é lindo, é começar a manha com emoção, é um cumprimento e a expressão de um sentimento de afeto.

São portanto estes ingredientes que os idosos precisam, um sorriso, um abraço…muita atenção e paciencia! Será que custa assim tanto! Não creio, estou como Mário Quintana…” O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores…”

Este é o convite que deveríamos fazer frequentemente, este é o concerto mais real e mais próximo que temos, viver com intensidade todos os que nos rodeiam, essencialmente aqueles que necessitam do nosso sorriso e do nosso abraço.

…O meu sorriso para todos os que possam estar a ler este texto…velhos e novos…!

Aida FernandesLogo

Crónica de Aida Fernandes
A última Etapa