Corrida, comida e Rock and Roll – Maria João Costa

Ontem senti-me em pleno anúncio de Fairy na ponte Vasco da Gama. Aquele em que toda a gente se lembra de ir lavar pratos como se não houvesse amanhã em plena ponte, mas em vez de lavar, correu-se.

Mais de 20 mil pessoas vestiram a camisola amarela, pagaram 12 euros por um dorsal (também houve quem o conseguisse sem pagar através de concursos) e foram rocar para com o Vasco. O “Circuito Maratona Rock`n`Roll” desta vez deu música em Lisboa.

A maratona Rock`n`Roll é o maior circuito de corridas do mundo com mais de 500.000 participantes por ano em 24 cidades norte-americanas. A ideia de haver música em cada quilómetro e de se criar uma atmosfera festiva tornou mais acessíveis as corridas de longa distância. Mais e mais pessoas participaram em algo que nunca sonharam fazer – correr uma maratona. As corridas também se converteram numa plataforma de sucesso para angariação de fundos com fins sociais.
Hoje em dia, o circuito Maratonas Rock ‘n’ Roll continua a celebrar a corrida e não apenas a meta, apresentando bandas ao vivo, equipas de apoiantes e estações de reabastecimento de água ao longo do percurso. O festival ao ar livre decorre num trajecto que expõe a cidade e o concerto final na meta conta com algumas das melhores actuações musicais da actualidade, neste caso, só de bandas portugueses. Xutos e Pontapés foram os últimos a chegar a meta com o espetáculo de encerramento.

Muitas foram as camisolas de outras cidades do mundo com o nome da corrida, não foram só lisboetas que alinharam na prova. E os alfacinhas que não quiseram perder a oportunidade de festejar antecipadamente o dia internacional da música (dia 1 de Outubro), não arriscaram e levaram a já famosa marmita para se abastecerem antes do apito para o início da grande prova.
A correr, a caminhar, a cantar, a competir, ou apenas para se divertirem, a mini e a meia maratona Rock`n`Roll foram a melhor forma de celebrar o desporto, a música e um domingo em família e amigos.


Crónica de Maria João Costa
Oh não, já é segunda feira outra vez!