Críticar? Não sei o que é isso!

Só ouço críticas e mais críticas. Quando vou a qualquer lado, eu apercebo-me que as pessoas criticam mais do que elogiam.Valorize os outros em vez de os criticar.

Maria é uma menina que foi abandonada à nascença. Uma menina, aparentemente triste, mas no fundo muito feliz! Esta menina tem uma força extraordinária de viver. Conhecer os pais não está no seu pensamento, o importante é valorizar o apoio incondicional dos seus pais de coração. Nunca reclamou por não ter o que os outros têm. Ela tinha o essencial: era feliz!

Recentemente, foi-lhe diagnosticado um cancro. Os médicos alertaram para o curto tempo de vida que ela tinha. Maria ouviu isto com um sorriso nos lábios. Apesar da vida estar por um fio, Maria continuava feliz. O seu grande sorriso deu lugar a um sorriso tímido. Não criticava a vida, nem aquilo a que foi sujeita, apenas dava mais valor ao amor, ao carinho, e às pessoas que gostavam mesmo dela.

A qualquer sítio que ia, esta menina apercebia-se que as pessoas não sorriam, sempre cabisbaixas discutiam por tudo e por nada. Só se criticavam umas às outras e não eram felizes. Dores de cotovelo? Não sei! Das suas bocas saiam apenas palavras feias, rudes que magoavam as outras pessoas. Elogios? Não se ouviam. As pessoas estavam hipnotizadas pela discussão. Viviam num mundo escuro e frio em sentimentos.

Um dia, Maria aproximou-se e sorriu para todos. A luz que brotava do seu sorriso tocou suavemente nos rostos raivosos das pessoas, que a olhavam estarrecidas.  O mundo escuro, transformou-se num mundo claro e brilhante. A vida daquelas pessoas começou a ser, a partir daquele momento, mais alegre e saudável. As discussões, as críticas, deram lugar aos elogios. As coisas que não gostavam tanto, eram transmitidas de modo a que não magoassem os outros.

Já pensaram que nós todos erramos? Uns mais do que outros, mas erramos. Ninguém é perfeito! Ninguém é a/o Super-homem/Mulher!Criticar é a opção mais fácil. O mais difícil é elogiar alguém, dar valor às pequenas coisas que temos.

Um conselho: Pensem mais nos outros e naquilo que eles vão sentir, quando lhes transmitem  a vossa opinião. Antes de criticarem, pensem na Maria.

RaquelSantosLogoCrónica de Raquel Santos
Pequenos Desabafos