Últimas Crónicas

Cuidados de deve se tomar ao se investir em micro franquia

loading...

 

As micro franquias podem ser mais fáceis de se adquirir, contudo é imprescindível que se tome alguns cuidados. São consideradas micro franquias aquelas que estão abaixo de cinquenta mil reais. Esse ramo está em grande crescimento, por isso a gama de trabalho é maior. Além da possibilidade de se trabalhar em casa ou na casa do seu cliente.

Os ramos podem ser variados, como por exemplo, educação, serviços do lar (arrumação, passar roupa, jardinagem, eletricista, pintor), informática, beleza (esmalteria, penteados), entre outros. Por isso nada de investir se não tiver certeza e todas as suas dúvidas sanadas.

Pois algumas micro franquias já baixaram as portas por causa do mau gerenciamento do franqueador.

  • Análise de risco: Veja o que a franquia lhe oferece, quais são as oportunidades que você terá ao escolher aquela empresa e não a outra. Todo o cuidado é pouco, por isso tenha certeza da marca que escolher.
  • Identifique-se com o negócio: Primeiro você precisa identificar o que gosta e só depois decidir pela marca que gostaria de trabalhar. Se você não gosta de cozinhar, não adianta ter um ramo alimentício. Se você se adapta bem a informática e gosta de aprender constantemente que tal uma franquia de marketing digital? Você precisa gostar do que faz, só assim se sairá bem.
  • Entender o mercado: Depois que você percebeu o que gosta é a hora de ver o mercado. Quais são os concorrentes, quantas franquias da mesma marca tem em aberto perto de onde você está, como seu cliente vai chamar você e não o outro. Tudo é necessário estar no papel para que você consiga identificar possíveis contratempos.
  • Auto avaliação: Aqui você precisa ver se trabalhará sozinho ou terá algum sócio ou mesmo funcionário. Se caso for somente você, é necessário que perceba suas deficiências e procure ajuda para não causar prejuízos.
  • Retorno de capital: Como toda franquia o retorno só vem depois de muito trabalho, basicamente em 18 ou 24 meses depois, por isso é necessário um plano de contenções onde será todo organizado com pagamentos para a franqueadora, pagamentos para os funcionários (caso tiver), pagamentos para os fornecedores e só depois disso tudo é que você verá o que sobrou de lucro. Mas não desanime, os primeiros meses é complicado mesmo.

Portanto persista, mantenha-se firme em suas escolhas. Sempre que tiver alguma dúvida converse com seu franqueador. Alguns possuem consultores para tirar suas dúvidas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top