Dia a Dia… – O entrudo

Muito se tem falado sobre o entrudo, e a verdade é que continuamos sem saber se temos ou não direito ao dia gordo.
Pois bem, o governo acha que não estamos em altura de feriados, porque o País está em crise, mas a verdade é que em certos sítios, é precisamente nestas ocasiões que as pessoas podem aliviar a crise, pois comemora-se essa data e o negócio até parece ser rentável, agora com a treta de trabalhar no Carnaval, lá se vai a vontade e a oportunidade dos festejos.
É que as cidades que continuam a viver o Carnaval, sim porque isto agora está muito engraçado, em concreto cada um faz o que quer, o Governo não dá a tolerância de ponte, mas as autarquias e os patrões fazem o que quiserem, não vão ter os visitantes habituais, pois os mesmos tem que estar a trabalhar, logo vem menos pessoas, logo menos receita e lá se vai todo o tempo e dinheiro gasto a preparar os cabeçudos e os carros alegóricos, sim porque estas coisas praticamente quase que se começam a preparar de uma ano para o outro, e a sensivelmente 1 mês do Carnaval, dizem-nos não há Carnaval.
Quanto à escola já sabiamos que os meninos tinham 3 dias de férias, mas o ATL, ou o infantário estavam abertos para os deixar-mos lá uma vez que temos que trabalhar, agora com esta treta toda, as pessoas metem dias de férias e temos as instituições fechadas, e nós o que fazemos ? Vimos trabalhar e trazemos os meninos, ou vamos também meter dias de férias?
Diz-se à muitos anos “É Carnaval ninguém leva a mal”, acho que desta vez todos levaram a mal, e muito, esta decisão à última da hora do governo.
Será que o facto de as empresas, o comercio, e todos aqueles que são “obrigados ” a trabalhar neste dia vai realmente ser rentável ao país? Eu nesse dia não vou a lado nenhum, pois estou sujeita a que preguem alguma “partida” de Carnaval, simplesmente pelo facto de as pessoas nesse dia estarem a trabalhar contrariadas.
Enfim com tudo isto teremos apenas o fim de semana para festejar o Carnaval, o que realmente vai ser com alguma antecedência, uma vez que o dia será na terça feira, e não o vamos poder festejar, quer dizer alguns outros podem.
Alguém me disse, que à uns anos atrás o Cavaco teve a mesma ideia, e quando as pessoas necessitaram de ir a uma Câmara Municipal, os funcionários estavam todos a trabalhar mascarados, como forma de protesto, fica aqui a ideia…

Crónica de Ana Couto
Dia a Dia…