Dia das Mentiras – Bruno Neves

E finalmente chegou o mês de Abril não é verdade? Com o início de cada mês vem aquela constatação de um facto inegável que todos nós fazemos: “E já estamos em Abril, o tempo passa a correr não é? Parece que ainda ontem estávamos na passagem de ano e já passaram três meses!” E o mês de Abril trouxe consigo (tal como todos os outros anos) o Dia das Mentiras. E como tal esta semana resolvi presentear-vos com algumas das melhores partidas do dia 1 de Abril de sempre!

Mas antigamente já havia muito bom humor. Senão vejamos: em 1915, durante o desenrolar da Primeira Guerra Mundial, um aviador francês atravessou um campo alemão de aviação e atirou aquilo que parecia ser uma bomba de grandes dimensões. Os soldados alemães entraram em pânico e começaram de imediato a procurar refúgio. Mas não se ouviu nenhuma explosão. Porquê? Porque não era uma bomba mas apenas uma grande bola de futebol, com um papel preso que dizia: “Dia das Mentiras!” Se isto não é bom humor não sei o que será, contudo acho que os alemães não devem de ter achado muita piada à partida. Se calhar foi por causa disso que aconteceu a Segunda Guerra Mundial…

Aquela que para mim é uma das melhores partidas de sempre foi feita em 1957 pela BBC. Sim, “a” BBC! Basicamente o que aconteceu foi que a BBC no programa “Panorama” transmitiu uma peça de três minutos sobre a colheita de esparguete na Suíça. Sim, esparguete. O público ouviu então o respeitado apresentador Richard Dimbledy discutir os detalhes de uma colheita de massa ao mesmo tempo que passavam imagens de uma família a tirar bocados de esparguete de árvores. Ok, esta é uma mentira em que ninguém vai acreditar, certo? Errado! Centenas de pessoas ligaram para a BBC a perguntar como podiam cultivar o seu próprio esparguete! Acredita-se que esta terá sido a primeira vez que um canal de televisão foi utilizado no dia 1 de Abril.

Parece não haver limite para as partidas, e para a estupidez de algumas pessoas também não. A mais delirante de todas as partidas pertence ao astrónomo inglês Patrick Moore e faz-nos recuar até 1976. O astrónomo anunciou que pelas 9:47h da manhã o mundo iria sentir uma redução da gravidade terrestre. Isto porque Plutão iria passar por trás de Júpiter, causando um alinhamento gravitacional que levaria a este inédito acontecimento. A complexidade do discurso até pode nos fazer pensar por momentos, mas obviamente que era tudo mentira. Contudo, centenas de pessoas juraram a pés juntos ter sentido a “falta de gravidade”. Houve até relatos de pessoas que garantiram ter voado pela casa devido a este estranho acontecimento! Sim…claro que sim…

Outra das minhas favoritas pertence ao Burger King. Em 1998 o Burger King anunciou num conhecido e popular jornal diário norte-americano que tinha criado o “Whooper Canhoto”. Segundo a cadeia de restaurantes este hambúrguer tinha sido criado especificamente para os 32 milhões de norte-americanos que são canhotos. Basicamente o que supostamente faziam era colocar os mesmos ingredientes mas os temperos eram colocados a 180º graus. O resultado? Milhares de consumidores chegaram às lojas à procura da novidade enquanto outros faziam questão de dizer que queriam o hambúrguer normal, para destros!

Obviamente que estes são apenas alguns exemplos, porque existem muitos mais. Em muitos dos casos estão relacionados com o futebol e com transferências que na realidade são impossíveis, mas isso deve-se à falta de originalidade da imprensa desportiva nacional.

Eu confesso que nunca fui muito apreciador deste dia, acho até completamente desnecessário. Mas enquanto for dando para nos rirmos com partidas inofensivas já não é mau.

Boa semana.
Boas leituras.

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui