…E a culpa é sempre do Tempo!…até o cabelo parece neve branca!

Estes últimos tempos acho que pairou uma nuvem no meu cérebro ( e foi mesmo no cérebro da cabeça!)…deve ser do tempo! Uma nuvem passageira que com o granizo se tornou mais clara! …Branquinha eu diria, tal e qual os cabelos brancos dos “ meus velhinhos”! Não sei o que se passou, mas de repente escrever sobre as experiencias da terceira idade pareceu-me mais um acumular de trabalho que propriamente o desenhar as palavras como gosto de fazer.

Diariamente a chuva e o frio deram lugar a um ambiente carregado de negativismo entre os idosos, um olhar semblante em todos os rostos, um ouvir constante de queixas contra o maldito frio…e doi a perna e doi o joelho e doi a cabeça, e doi a coluna e doi …e doi…e doi! As idas ao médico constantes porque doi a gargante, porque tem tosse, porque tem falta de ar, porque afinal doi tudo! Isto para já não falar nas pessoas que não conseguem resistir a esta realidade…é do tempo! E da idade! Morre muita gente nesta altura.

Isto não é novidade, afinal todos os anos temos inverno, todos os anos nesta altura, a saúde fica mais vulnerável. As constipações, as gripes e as peneumonias são uma constante. Mas porque andamos mais saturados que o habitual! Porque ando assim tão cansada e tão pouco motivada a escrever! Será que este ano fui apanhada por esta onda gigante de doença! Certamente que sim…deve ser do PI (P…a da I…e)! Também eu não escapei ás malditas dores causadas por este rigoroso inverno! …e também me doeu a perna, e doeu o joelho e doeu a coluna! Ou…serão os idosos que já andam saturados de tanto frio! E nos cansam muito mais! Ou será só mesmo do tempo!

O que quer que seja é passageiro! é como as nuvens! Logo logo se faz sol! Ou nâo! Mas continuamos a sonhar e só assim…porque sem sonhos a emoção envelhece… e aí o inverno permanece! E não é isso que queremos! Não queremos permanecer no inverno, não teria piada dizer…é do tempo!

É no mínimo interessante pensar que com todos estes doi…doi…doi…é do tempo! Mas que a culpa é quase sempre do tempo lá isso é…o mês de Janeiro é um mês propicio a culpas, culpado de ser um mês grande, culpado de ser um mês frio, culpado de ser um mês que por ser invernoso nem pode ser de outra forma, até porque os ditados populares o comprovam…Janeiro quente trás o diabo no ventre!

E já que falamos em ditados populares… os idosos falam muito neles . Então é ouvi-los dizer… “Janeiro fora mais uma hora, em Janeiro um saltinho de um carneiro,! Em Janeiro sobe ao outeiro, se vires verdejar põe-te a chorar, se vires nevar poe te a cantar!”….E foi este último que hoje me motivou a escrever sobre isto. Depois de uma manha em que o branquinho do granizo se fez sentir, onde a onda cinzenta deu lugar a uns minutos de brincadeira em contato com a beleza natural …onde os idosos puderam sorrir porque olharam para o tempo e viram algo de diferente… onde Santo Tirso se vestiu de Branco…eis que me surgiu o tema para a cronica! Afinal os ditados funcionam…se vires nevar poe-te a cantar! …se vires granizo poe-te a escrever!!!!não rima mas dá resultado!

Portanto é caso para dizer que afinal é do tempo, se não tivesse caído o granizo, não falaria sobre ele…não estaria tão bem disposta, o que por um lado me leva a concluir que afinal pode ser do tempo mas no sentido positivo também! E ainda me doi a perna e ainda me doi a coluna, mas com o tempo…isto passa! Afinal a culpa é do tempo!
E para terminar…já dizia a minha avó!…“Nada cura como o tempo”!

Aida FernandesLogo

Crónica de Aida Fernandes
A última Etapa