Editorial Outubro 2013 – Filipe Vilarinho

+opinião2anosOutubro é um mês de referencia para o +opinião. Em 2011 era tornado publico este projecto, davam-se os últimos retoques na imagem, preparavam-se os primeiros artigos, tentava chegar-se ao máximo de pessoas possíveis.

Não foi fácil, era uma equipa pequena, com talento e cheia de boa vontade, mas que não sabia o que esperar disto, vivia de um objectivo comum, queria dar opinião.
Muito mudou desde essa altura, e dessa equipa original poucos sobraram, uns optando por seguir caminhos diferentes, outros mudaram-se para projectos maiores, mas uma coisa o +opinião teve, continua a ter o carinho de toda a gente, e é rara a pessoa que passe cá e não volte. Até quem vem aqui só para dizer mal acaba por voltar.

Não foi só o tempo que passou, este projecto amadureceu, expandiu-se para novas áreas, atraiu mais gente, gente que quer uma alternativa aos midia actuais, mas também, e felizmente, gente que tem algo a dizer.
Era impensável para aquela equipa de 7 pessoas que começou com publicações regulares no +opinião, imaginar que um dia este projecto tivesse uma média de 3 candidaturas mensais, de pessoas que também têm algo a dizer.

Passaram 2 anos. Mas também passaram mais de 1500 crónicas, mais de 1500 comentários, e mais de 200.000 leitores, o que para um projecto tão modesto, enche de orgulho qualquer um que tenha um cantinho aqui para escrever umas linhas.

O +opinião tornou-se um grupo de amigos, quase uma família que troca ideias, que troca galhardetes sobre as crónicas, que troca estratégias, e que na maior parte das vezes decide democraticamente o futuro deste projecto. Neste marco, em que um balanço se torna inevitável. Não consigo deixar de olhar para trás e agradecer a todos os que por aqui passaram, mas também, e principalmente aos que ficam, muitas vezes com sacrifícios pessoais, para apresentar semanalmente uma crónica que faz a diferença. A todos eles o meu muito obrigado, e em nome do +opinião o “obrigado por me manterem”. E nesta altura torna-se imperativo agradecer aos mais veteranos do +opinião, são eles:
João Cerveira, com 94 crónicas
Nuno Araújo, com 88 crónicas

Cada colunista que aqui passa acrescenta algo ao +opinião. Normalmente imprime-lhe algo de si, que entra na massa para a sua personalidade final. Olho para o +opinião como um jovem, não com dois anos, mas um adolescente. É irreverente, mas sente que tem de ser mais sóbrio, mas sempre pronto a dar o peito às balas, sempre a querer fazer mais, sempre a querer marcar a diferença.

Hoje, no dia do seu aniversário é dia de assinalar a data, e para o fazer nada melhor que anunciar um novo projecto. Um novo projecto que nasce não só da experiência aqui adquirida, um pouco em todos os campos, mas também do reconhecimento do gosto dos leitores do +opinião. É por isso e mais uma vez com renovado orgulho, que apresento o Magazine +opinião.

Trata-se de um novo site, um irmão de outra mãe, que pretende apresentar mensalmente notícias, artigos de opinião, de temas como política, sociedade, música, desporto e muito, muito mais.

Este Magazine será apresentado de uma forma mais estática, com apenas uma publicação mensal, mas com uma linha editorial definida, que lhe apresentará não só o melhor do mês do +opinião, como outros artigos de grande interesse. A liderar a edição ficará o nosso colunista Bruno Neves, que apesar de jovem apresenta um curriculum muito interessante, contemplando áreas de entretenimento, actualidade e até política.

Resta-me agradecer a todos os que nos visitam pelos fantásticos 2 anos desta aventura, e desejar estar aqui, com os nossos colunistas, com os nosso leitores, a registar o vigésimo aniversário, mantendo este ritmo de crescimento.

Feliz Aniversário a todos. Obrigado por serem +opinião.