Editorial: Um ano depois – Filipe Vilarinho

Parece que foi ontem, mas passou mesmo um ano desde que o primeiro artigo abriu este site.
A prova-lo mais de 700 crónicas, mais de 80 mil visitantes passaram por aqui, cerca de 6 mil visitam-nos todos os meses… e os políticos querem fazer crer que em Portugal ninguém lê.

A premissa parecia simples e não existia, de que serve apenas apresentar informação? Se não temos uma analise de quem nos está a informar? De que serve ouvir sempre os mesmo comentadores “batidos” que seguem sempre as mesmas linhas de pensamento (na grande parte dos casos já obsoleta)? Porque não aproveitar tantos talentos, especialistas de tantas áreas que infelizmente ainda não tiverem a sua oportunidade para apresentar as suas ideias, para nos mostrar novos caminhos?

Um ano de +opinião, e tanta qualidade que foi distribuída, tanta opinião que foi dada, tantas discussões que foram geradas. E em alguns casos colunistas que viram reconhecido o seu talento e seguiram novos rumos.
O +opinião é de todos os colunistas, são eles que contribuem para que o +opinião continue a crescer, para espalhar conhecimento, são eles que trazem e fidelizam leitores, são eles que mantêm esta chama acesa, e é a todos eles que aproveito publicamente para mostrar a minha gratidão.

Opinião é mesmo isto, e deveria ser assim democrática, sem censura, sem se prender com linhas editoriais, sem responder a governos e entidades. Ao contrário do que muita gente possa pensar eu não concordo com muitas ideias que são aqui publicadas, mas nunca me passou pela cabeça censurar um colunista, ou impedir alguém de publicar seja o que for.

As opiniões são para ser ditas, servem para mudar pensamentos, para fazer evoluir a humanidade.

Se em 80000 visitantes soubermos que por uma vez mudamos uma opinião, ajudamos alguém a construir uma opinião, mostramos algo que alguém não conhecia a existência, ou arrancamos um sorriso… o nosso trabalho está a ser bem feito.

Um ano não é muito tempo, mas nestes 12 meses deu para conhecer quem nos lê, tentamos mudar, inovar, melhorar. Não só o nosso aspecto, mas o nosso conteúdo.

Congratula-me a quantidade de gente que mostra interesse em escrever para o +opinião, a quantidade de leitores que aumenta mensalmente e a discussão que se gera em volta dos assuntos mais polémicos, essa é a razão da nossa existência.

Adiei esta crónica ao máximo, porque gostaria de chegar aqui hoje e mostrar o que o +opinião cresceu, e poder falar um pouco dos novos projectos que se avizinham, mas neste momento é ainda precoce. Mas a verdade é que da ideia deste projecto nasceram outros, virados para a escrita e não só, e que em breve também eles vão iniciar.

A todos os que publicam:
Amílcar Monteiro
António Rosas
Beatriz Melo
Bessa Soares
Bruno Neves
Carla Vieira
Fátima Ramos
Francisco Duarte
João Cerveira
Laura Paiva
Mara Tomé
Marco Aurélio Cidade
Maria João Costa
Maria Matias
Nuno Araújo
Patrícia Marques
Pedro Nascimento
Sandra Castro
Telma Henriques
Teresa Isabel Silva
Muito obrigado por cá estarem, espero celebrar muito mais anos de sucesso.

Aos que passaram por cá:
Ana Couto
Ana Rita Ventura
Augusta Ferreira
Carlos Santos
Celso Silva
Clara Pinto Correia
Daniela Teixeira
Ema Naida
Filipa Gomes Gouveia
Flávia Gomes
João Pinto Costa
Joaquim Ferreira
Maria Café
Pedro Alves
Muito obrigado por terem feito parte.

Aos nossos leitores, só posso desejar que continuem a voltar, e prometer que todos nós continuaremos a dar o nosso melhor para vos apresentar o que merece ser lido. Bem hajam.

 


Filipe Vilarinho