Ellen Oléria – A voz do Brasil

Na mesma altura que em Portugal começa o programa “The voice of Portugal”, proponho a vossa atenção para a vencedora do mesmo concurso, mas na versão brasileira no ano de 2011. Ellen Oléria é o nome a ter em conta por todos. Mulher que não tarda vai ser um fenómeno dentro e fora do Brasil.

Talentosa, versátil e brilhante são alguns dos adjetivos que me ocorrem para descrever alguém que começou, como tantos outros no coro da igreja, mas que se cingisse a isso, todos nós ficaríamos a perder. Iniciou a carreira musical com 16 anos e além de cantora é actriz formada pela Universidade de Brasília.

Tomei conhecimento desta artista com o tema “Testando”, pleno de groove, logo me fez pensar que era uma artista de Hip Hop. Enganei-me porque embora também tenha a sua costela de rapper, fazendo lembrar por exemplo os “The roots” com uma qualidade inegável no som dos instrumentos que acompanham a voz, é bastante redutor definir o seu som como Hip Hop porque logo a seguir ouvimos a interpretação de “Desenho de giz”, canção brilhante de João Bosco, ainda melhor interpretada por esta negra que faz magia apenas com a voz e uma viola. É de facto brilhante como uma canção tão simples pode ser tão maravilhosa! Mas não acabam aqui as actuações brilhantes desta artista (disponíveis no youtube). “Nuvem passageira” é outro tema calmo e de uma interpretação sem margem para erros.

Em suma Ellen Oléria, tem o domínio dos instrumentos que toca, tem uma voz que sabe ser potente, mas também suave e afinada.

Tanto quanto sei, ainda não tem nenhum tema nas novelas da Globo, mas acreditem que não vai demorar a fazer parte da banda sonora de alguma. Por tudo isto e muito mais não só sugiro, como peço que dêem uma olhada nesta artista que na primeira tarde em que o irmão lhe ensinou os acordes na viola, conseguiu “tirar” de ouvido uma canção que conhecia da rádio!

Artigo de Carlos Moreira