Últimas Crónicas

Embaixadas de EUA e Cuba serão reabertas no dia 20 de julho

loading...

Embaixadas de EUA e Cuba serão reabertas no dia 20 de julho

Após anos e anos de animosidade entre os dois países, finalmente o mundo vai testemunhar a volta das boas relações entre Cuba e os Estados Unidos.

No próximo dia 20 de julho, os dois países vão reabrir conjuntamente suas embaixadas e ensaiar uma relação de normalidade.

Por que não é fácil voltar ao que já foi um dia, quando Cuba era praticamente um balneário dos americanos ricos. Iam gastar muito dinheiro nos cassinos cubanos, aproveitar o belo litoral insular e consumir muito rum e os “puros”, como os charutos locais são conhecidos.

Com o comércio e o incentivo à indústria da terra dos Castro, a democracia pode voltar também. Esta é a aposta dos norte americanos. Da mesma maneira que jogar na loteria aumenta as tuas probabilidades de ficar milionário, estar presente em Cuba pode influenciar na queda do regime fechado implementado por Fidel Castro, Che Guevara e Cia.

Desta vez, de maneira pacífica, é o que todos esperam.

Barack Obama anunciou o restabelecimento total das relações diplomáticas com Cuba, rompidas há 54 anos, e isto se tornará um dos gestos mais importantes de seu mandato em termos de política externa. O anúncio já era esperado desde que Washington retirou Havana, no fim de maio, da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo.

cuba

Os países se comunicavam apenas por representações consulares, desde 1977. No discurso em que comentou sobre o caso, Obama pediu ao congresso de seu país para que “escute o povo cubano e o povo americano”, a fim de que o mesmo suspenda o embargo econômico à pequena ilha caribenha:

“Este é um histórico passo à frente em nosso esforço para normalizar as relações com Cuba”, discursou o 44º presidente estadunidense. O secretário de estado John Kerry viajará para Havana, capital cubana, a fim de hastear a bandeira de seu país, num gesto simbólico durante o histórico ato.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top