Estamos mais limpos – Editorial Junho 2014

É sem dúvida um enorme prazer voltar a assumir o editorial do +opinião, e poder dirigir-me ao leitor de forma tão directa. E com franco orgulho quero dizer-lhe que o farei todos os meses.

Diz que estamos mais limpos, ou que saímos mais limpos! Quem o diz não sou eu, são os suspeitos do costume: Pedro Paulo, e sus muchachos. O resto dos abutres a quem os nossos impostos proporcionam uma vida de luxo e uma reforma muito confortável, discordam. Mas também o pequeno prazer que um português pode ter nos dias de hoje é vê-los discutir na assembleia da republica. Isto porque não estamos em tempo de reality shows.

Fomos a votos. Quer dizer, mais de metade não foi.
Metade acredita que não vale a pena, a outra metade quer acreditar que pior não pode ficar.

Maio trouxe também o regresso de “O desejado”, não, não foi D. Sebastião, foi António Costa,o actual presidente da câmara de Lisboa, que quer a liderança do PS. O seu regresso é de facto de valor, finalmente uma verdadeira alternativa, e de certo modo toda a gente estava à espera. Toda a gente menos António José Seguro, o que de certo modo é a prova de que ele nunca foi alternativa.

Deixando a política, o mês de Junho está aí, e trouxe a primavera. Por quanto tempo não se sabe. O que vem para ficar são os Santos Populares, que faça chuva ou faça sol, têm de ser comemorados. População portuguesa que se digne sabe que não pode confiar no seu poder local, confia no seu padroeiro, esse sim merece ser comemorado, porque nunca deixou ninguém ficar mal.

Ninguém pode ficar indiferente ao +opinião.

Este é o assunto quente. O +opinião mudou. Nós vimos que agora está na moda. E sem fazer nenhuma fusão mudamos. Mudamos o aspecto, mudamos a funcionalidades, mas mantemos tudo o resto, especialmente tudo o que nos trouxe até aqui.

Quase 3 anos de experiência deram-nos muitas lições. Lições sobre o que os nossos leitores gostam, o que os nossos leitores desejam de nós. E foi tudo isso que tentamos fazer nesta renovação.

Temos agora um site mais amigo dos dispositivos móveis, que é já 30% do nosso tráfego mensal, temos uma melhor e maior organização, temos funcionalidades melhoradas.

Todos os textos são acompanhados de uma pequena biografia dos seus autores, para proporcionar uma maior interacção com os leitores, e agora pode também fazer uma busca pelo seu autor favorito.

Este conjunto de alterações foi baseada no que nos era pedido pelos leitores, e creio que o resultado final é bastante agradável.

No +opinião Maio trouxe também novidades, trouxe 4 novos colunistas: Sérgio Martins, Pascal Silva, Abílio Bernardo e Henrique Dores. E trouxe ainda uma nova cartoonista: Katia Souza, que estreou o cartoon Bens necessários, na passada 2ª feira.

O mês de Maio trouxe-nos também mais leitores, leitores esses que elegeram o seguinte top ten:
1- Ao meu melhor amigo Zé – João Nogueira
2-Eu sou Belenenses, tu és Belenenses, ele é Belenenses, nós somos de Belém. – António Barradas
3-De Caloiro a Veterano – A minha experiência na praxe académica – Bruno Neves
4- O Ladrão de Citações – Viriato Queiroga
5-O antes e o depois de um casamento – não aconselhável a pessoas sensíveis – Sandra Castro
6-Somos de um outro tempo – Sérgio Martins
7- O PS e o bullying a Seguro! – João Morais do Carmo
8- Eleições Europeias 2014 – A abstenção galopante e as razões para 14 mil presos não terem votado – Bruno Neves
9- A Arnaldina. Que faz bolos. Ou magia. Nunca sei ao certo! – João Nogueira
10- App, App, and away… – Gil Oliveira

Assim se escreveu Maio, e Junho trará também mais novidades.
É hora de preparar essas Quadras de S. João, porque estamos todos ansiosos por ler o que nos vão propor os nossos leitores este ano, já que o +opinião volta a repetir o concurso das Quadras de S. João.

Não esqueçam também de ver o Magazine +opinião recheado de artigos seleccionados para os nossos leitores, e sem esquecer que o próximo número sai no dia 10 de Junho, data que não será esquecida pelo Magazine.