Esterilização de animais – Bárbara S. Delazeri

Tanto em Portugal como no Brasil, fala-se muito em esterilizar os animais de estimação, bem como os de rua. Tal ação pode trazer benefícios para a sociedade, os donos e também para os próprios animais.

Geralmente, a cada ninhada de gatos, nascem de 5 a 7 filhotes. As gatas podem ter até três ninhadas por ano. O que pode resultar, por ano, até 21 filhotes, que também irão se reproduzir. Portanto, são gatos que não acabam mais. O resultado disso, nas ruas, é morte por atropelamento, envenenamento por parte de pessoas que se sentem perturbadas com a presença dos animais, dentre outras coisas. Só há um jeito de controlar isso, que é a esterilização, que é feita sob anestesia, ou seja, é indolor para o animal. A recuperação para os machos, dura 7 dias, e das fêmeas, 15.

Além de tudo isso, existem outros benefícios que a esterilização traz para os animais. No caso das fêmeas, deixam de ter cio, gravidez psicológica, nunca ficarão prenhe, evita o risco de infecção e trauma de coito, além da grave infecção uterina em fêmeas adultas, chamada piometra. Já nos machos, e esterilização também trás uma série de benefícios. Como a eliminação da agressividade motivada por excitação sexual constante,  urinam menos pelos cantos para demarcar seu território,  a dominância sobre o dono é reduzida, fogem menos para encontrar as fêmeas.

Portanto, se você não pretende que seu animal tenha filhotes periodicamente, a esterilização é uma ótima opção, tanto para os donos, como para os animais. A cirurgia custa entre 100 e 200 euros, para machos e fêmeas, respectivamente. Certamente é um investimento para a saúde de seu animal, e melhor convívio no ambiente em que vive. No caso dos animais de rua, muitos veterinários necessitam de ajuda financeira para realizar a cirurgia nos animais que vivem nas ruas. Basta procurar uma clínica para saber como ajudar.

Esterilizar seu animal é um ato de respeito e amor!

Crónica de Bárbara S. Delazeri
Histórias, lugares e factos