**Estreia** Faltam 9 dias! – Mi Céu

Esta semana, ao passaretar por algumas ruas do comércio tradicional, o célebre shopping, e o célebre hipermercado Continente, onde quase nenhum de nós consegue sair ileso…estava uma enorme fila num determinado ponto, situado a meio do espaço! Próximo da zona da fruta, vegetais, legumes, etc…via-se um enorme aglomerado de pessoas fazerem fila para alguma coisa…de imediato, a amiga que me acompanhava exclamou “o que se estará ali a “dar”?” …ficamos uns breves segundos estáticas, para tentarmos perceber o motivo de tal azáfama…até que lá conseguimos avistar o tão formoso e concorrido bacalhau…típico do português, tudo o que é promoção, o tuga está lá a marcar presença! Nunca consegui perceber muito bem, porqe têm tanto sucesso este tipo de campanha…mas o que é certo, é que têm! O típico português gosta de afirmar-se e dizer “comprei um bacalhau muito jeitoso, em promoção!” …conselho anti-crise, pense antes de comprar nas promoções…normalmente os preços são puramente ilusórios, podendo até  (é o mais certo!) nem haver alteração do preço, antes e depois de ser colocada uma sinalética, de que aquele produto está em promoção…mas é um jogo de estratégia, como funciona o ter o letreiro a indicar Super, Mega, Promoção, sinónimo de comprar, mais do que é habitual!
Cabe-nos a nós consumidores, decidir o que realmente precisamos de comprar e se nos compensa…é apenas e só um bacalhau e ainda faltam 9 dias para o Natal…



Por todo o lado, sente-se alguma agitação, fora do normal…mas ao obervar-se atentamente, vêm-se pessoas a deambular de um lado para o outro, os chamados curiosos, como eu…não propriamente compradores…entram e saiem das lojas de mãos abanar…é um bom hábito, conseguirmos ver as coisas, sem que isso nos afecte…ou seja, controlarmos o impulso de comprar! É saudável, saímos e vamos ver o que se passa no “mundo do natal”, no entanto, temos de estar bem conscientes que em momentos de austeridade, não são alturas para nos perdermos com coisas supérfulas…ou seja, para nosso bem, não podemos nem devemos, ter “mais olhos do que barriga”!

O segredo está em saber apenas olhar, observar…existe uma certa arte nisso, cada vez mais…é tudo uma questão de treino…se nos habituarmos a irmos a um local, apenas para ver e não para comprar, ao fim de um tempo já estamos “pros” e vacinados contra o consumo imediato e exarcebado que é fundamentado cada vez mais…

Sei que é cedo ainda, mas o Natal é quando um homem quiser, por isso um Feliz Natal para todos, com ou sem bacalhau! O importante, é que em cada um de nós,  consigamos fazer o Natal, todos os dias da nossa vida!

MiCéuLogo

Crónica de Mi Céu
Queridas Crónicas