A Europa e o Tribunal Constitucional português

“Lá vens tu falar do Tribunal Constitucional outra vez.” É verdade, caro leitor! E faço-o por dois motivos: primeiro, porque ainda há artigos pendentes no TC que ainda podem ser chumbados; segundo, porque se falou do mesmo (do TC) em Bruxelas, nas instituições europeias.

Mas de que forma falam? Eu já tinha falado nisto noutras crónicas mas, ao ver as noticias na RTP, tive a confirmação que precisava. António Esteves Martins, correspondente da RTP em Bruxelas refere, sem rodeios ou medos, que na Europa todos falam dos chumbos do TC, mas ninguém pergunta o que levou a isso. Dito de outra forma, toda a gente fala que o TC chumbou, mas ignoram (deliberadamente, digo eu) que “os chumbos” aconteceram porque o Governo português não respeitou a Lei fundamental do país.
Para eles, o TC é como os putos na escola, que embirram com os mais pequenos só porque gostam de embirrar, sem qualquer fundamento. E eu digo ainda bem que ele “embirra, porque, com o Presidente e Governo que temos, sem o TC já estávamos perto da ditadura.

 

Crónica de João Cerveira

Diz que…