Go Portugal: O que de bom existe e acontece em Portugal e com os portugueses

Nas bocas de toda a gente e em todo o lado se houve falar de crise, de austeridade e de dificuldades. Em ano de eleições, a “coisa” piora, porque a comunicação social parece descobrir tudo o que de pior existe ou foi alegadamente feito por cada um dos intervenientes/candidatos. E se bem que acho bom que todos tenham conhecimento desses episódios, para poderem ponderar bem o seu voto, é muito importante terem em mente que Portugal (e os portugueses) não são só isso.

Por pensar que se fala muito do pior e (muito) pouco do que de melhor é feito no nosso país e pelos portugueses em todo o mundo, com a ajuda da minha irmã, Rita Cerveira, e dos meus amigos Filipe Vilarinho e Jorge Mendes, nasceu o Go Portugal ( www.go-portugal.eu ).

Sabia que o grupo financeiro britânico Lloyds é gerido por um português que o governo britânico foi “buscar” à administração do grupo Santander em Espanha? Foi premiado pela recuperação do banco, tendo já devolvido ao tesouro britânico 60% do que foi injectado no grupo há 6 anos. Sabe quem é Joana Rego? É uma gestora portuguesa de topo no Reino Unido que, no último ano, apesar de ter estado seis meses de licença de maternidade, angariou 500 mil libras em novos negócios para a GPW, consultora onde trabalha, e, por isso, figura na lista das 35 gestoras de topo abaixo dos 35 naquele país.  E Carlos Tavares? É, desde 2014, CEO do grupo PSA Peugeot Citroen, gigante francês da construção automóvel, depois de ter tido vários cargos no grupo Renault e na Nissan entre 1981 e 2013.
Mas não só de noticias sobre gestores vive o Go Portugal. Os Açores figuram no 3.º posto dos “Lonely Planet’s best places in Europe 2015” e o Porto em 10.º O jornal norte-americano USA Today distinguiu o mercado do Livramento, em Setúbal, como um dos mais famosos mercados de peixe e marisco do mundo. A revista norte-americana Monocle escolhe Lisboa como uma das 25 cidades do mundo com maior qualidade de vida. Um jovem bailarino do Porto, Diogo Oliveira, de 16 anos, é o primeiro português na escola da Ópera de Paris. Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma “nanopartícula capaz de entregar moléculas terapêuticas a tumores cerebrais malignos”. Também investigadores do CNC e da Faculdade de Farmácia da UC desenvolveram uma vacina nasal para cenários de ameaça fatal de bioterrorismo com antraz, que poderá vir a ser administrada por qualquer pessoa numa situação de perigo público. Duarte Nuno Vieira, professor da Faculdade de Medicina da UC há 24 anos e durante mais de 1 década presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, foi distinguido com maior prémio mundial das ciências forenses, o Douglas Lucas Medal, atribuido pela Academia Americana de Ciências Forenses, tornando-se, citando a comunicação social portuguesa, no melhor CSI do mundo. No desporto são tantas as conquistas que nem saberia por onde começar.

É apenas um pequeno exemplo do que os portugueses são capazes. E do que há de bom em Portugal. E é isso que o Go Portugal quer mostrar. Estes exemplos desenvolvidos e muitos outros podem ser lá encontrados.

Não perca a esperança em Portugal e nos portugueses. As coisas não estão fáceis, mas nós já passamos por tanto e conseguimos sempre superar. E basta ler algumas noticias no site para perceber que os portugueses não baixam os braços e continuam a superar-se!

Crónica de João Cerveira

Este autor escreve em português, logo não adoptou o novo (des)acordo ortográfico de 1990